D+ Titulo
Encontro juvenil discute soluções em favor do planeta
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
13/06/2010 | 07:39
Compartilhar notícia


A cidade goiana de Luziânia recebeu, entre os dias 5 e 10, cerca de 400 adolescentes de 52 países em busca do mesmo objetivo: encontrar caminhos para construir um mundo melhor. Todos participaram da Conferência Internacional Infantojuvenil - Vamos Cuidar do Planeta (www.vamoscuidardoplaneta.net), promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente.

A paulista Danyelle Balduino Sabbag, 14 anos, e a paraense Daynara Cardoso Calandrine de Azevedo, 14, integraram a delegação brasileira. Durante o encontro, elas e outros adolescentes entre 12 e 15 anos discutiram o tema, participaram de oficinas e trocaram informações e experiências.

"É incrível como os jovens trabalham juntos para alcançar bons resultados. Quando cheguei, percebi que não estamos sozinhos nessa causa. Acredito que nosso objetivo será alcançado", afirma Daynara.

No fim do evento, os participantes redigiram a Carta das Responsabilidades - Vamos Cuidar do Planeta com ações que devem ser adotadas e divulgadas nas comunidades em que vivem. Algumas iniciativas já são realidade em muitos locais.

Há pelo menos três anos, Danyelle e Daynara estão engajadas em atividades sociais e ambientais nas escolas públicas, onde estudam. Nos dois colégios, por exemplo, parte das verduras e legumes que os alunos consomem na merenda vem da horta comunitária, cuidada por eles. Foi o desenvolvimento desse e de outros projetos, aliás, que possibilitou a participação das meninas nas conferências municipal, estadual e nacional, a última no ano passado.

"Todos os adolescentes têm de se envolver com o tema. Já que somos o futuro, temos de começar a cuidar do planeta agora", diz Danyelle. Estudantes de vários países - como Chile, Itália, Nepal e São Tomé e Príncipe - mostraram ideias que ela pretende levar para sua escola. "Não importava que todos falavam línguas diferentes, a gente deu um jeito de entender. Estávamos ali pelo mesmo objetivo."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;