Setecidades Titulo
Valets mentem e colocam
carros na rua em Sto.André
Evaldo Novelini
Willian Novaes
27/05/2011 | 07:28
Compartilhar notícia


O serviço de valet em Santo André engana e lesa os consumidores. Enquanto o cliente toma um drinque ou come um petisco em bares na região da Rua das Figueiras, tranquilo por acreditar que o carro esteja protegido no estacionamento, o veículo está, na verdade, parado em rua deserta e escura localizada no raio de um quilômetro. E o que é pior: até chegar lá, o condutor infringe o Código de Trânsito Brasileiro, sujeitando o proprietário a multas e a pontos no prontuário de habilitação. Clique aqui e veja as imagens feitas pela equipe de reportagem.

Uma equipe com seis profissionais do Diário percorreu o principal ponto de encontro de Santo André e, passando-se por cliente de bares localizados na Figueiras, constatou o desrespeito do sistema de manobra e guarda de veículos, geralmente operado por empresas terceirizadas. Os valets mentem, assegurando que o carro será parado em estacionamentos. Veículos cujos motoristas contrataram o serviço por R$ 15 foram flagrados nas ruas Hermes, Almirante Protogenes e Padre Manuel da Nobrega, além de outras, no bairro Jardim.

Em uma cachaçaria, cujo serviço de valet havia parado o Ford Fiesta da equipe do Diário na Rua Almirante Protogenes, o funcionário da empresa Gibeli disse que o veículo estava no estacionamento da empresa, no número 305 da Rua Marechal Hermes: "(Fica na) segunda quadra, à direita. Se passar ali você já vai ver". Como a demora para a entrega do carro chegava a dez minutos, ele explicou: "Está cheio de carro para manobrar".

Imagens registradas por cinegrafistas e fotógrafos desmontam os argumentos. Nos 30 minutos em que a dupla de repórteres do jornal permaneceu na cachaçaria, o carro ficou todo o tempo estacionado na rua. Com o vidro do lado do motorista aberto. A segurança é garantida pelos olhos de três pessoas que ficam nos cruzamentos a serviço da empresa de valet. O estacionamento mencionado pelo funcionário, de fato, existe. Mas os veículos deixam de ser colocados ali logo que a capacidade máxima, de 90 vagas, é atingida.

O mesmo ocorreu em tradicional bar da Figueiras. Dupla de repórteres do jornal entregou a chave do Kia Soul e checou com o valet para onde o carro iria ser levado. A promessa - "para um estacionamento" - não foi cumprida. O veículo foi parado a 700 metros dali, em frente ao número 84 da Rua Hermes. Outros profissionais do Diário se aproximaram do carro, a pé, sem serem incomodados pelos ‘seguranças' que estavam a poucos metros. Na penumbra, se quisessem, poderiam ter avariado o modelo sem nenhum contratempo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;