Economia Titulo
Ceia terá sentido simbólico
Carlos Mercuri
Da Redaçao
10/01/1999 | 21:52
Compartilhar notícia


Filhos, mulheres, amigos e vizinhos dos 2,8 mil trabalhadores demitidos da Ford vao fazer um Natal simbólico no pátio da empresa nesta quarta-feira. É uma maneira de o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - que organiza a manifestaçao - dar maior visibilidade ao drama das famílias atingidas com a medida tomada pela montadora no dia 18 de dezembro e protestar contra o desemprego. "Nao teve festa para nós", resume o demitido Valdecir Gomes de Lima.  

Domingo, na casa de Lima, 10 famílias de metalúrgicos demitidos da montadora se reuniram para preparar o ato. Compareceram também integrantes da comunidade da paróquia Sao José, do bairro Baeta Neves, e o presidente da Câmara Municipal de Sao Bernardo, Walter Tavares (PSDB). Muitas crianças também foram à reuniao. A tarefa delas será carregar cartazes, faixas e proferir palavras de ordem durante a passeata que vai se seguir à ceia.  Segundo a mulher de um metalúrgico demitido - que, por temer represálias da empresa, nao quer se identificar -, o ato terá um sentido simbólico. "Nao será uma ceia de Natal completa. Haverá apenas pao e leite, que as crianças comerao, para demonstrar que queremos de volta o emprego de nossos maridos para garantir o alimento na mesa", disse.  

"A idéia é mostrar que a luta nao é só dos 2,8 mil trabalhadores demitidos, mas de 2,8 mil famílias. Será um ato pacífico, ninguém está pensando em baderna", explicou a dona de casa Sonia Gonçalves Amarante de Queiroz, mulher do funileiro Luiz Nunes de Queiroz, demitido após 15 anos de serviços prestados à montadora (veja matéria ao lado).  Após a ceia, haverá passeata até a igreja matriz do Rudge Ramos, onde será realizado ato público, para o qual o sindicato vai convidar os prefeitos da regiao, parlamentares, religiosos e movimentos populares. O presidente da Câmara de Sao Bernardo enviará comunicado aos vereadores para que compareçam ao evento. "É importante que os parlamentares de todas as cidades participem, porque a causa é muito justa", disse Tavares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;