Memória Titulo
Chegam os italianos. E encontram uma São Caetano rural
Ademir Medici
28/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


28 de julho, feriado em São Caetano. A cidade celebra, oficialmente, a data do seu aniversário, reportando-se à chegada da primeira leva de imigrantes italianos ocorrida nesta data, no ano de 1877.

São, portanto, 139 anos do que podemos chamar de fundação do Núcleo Colonial de São Caetano, em terras imperiais que pertenceram aos monges beneditinos.

Verdadeiramente, o lugar é mais antigo, pois quando os italianos aqui chegaram já havia uma população esparsa no antigo Tijucuçu, da terra dos beneditinos – terras que eles receberam no século 17, outorgadas por Fernão Dias, e que passaram a ocupar no século 18, dando-lhes o nome de São Caetano.

Aliás, no próximo ano, 2017, serão 300 anos da construção da antiga capela dos beneditinos, já que a mesma data de 1717. Aquela capela primeira localizava-se no espaço da atual Matriz Velha, no bairro Fundação - esta construída no começo do século 19.

São histórias mais que sabidas, mas que precisam ser repetidas em ocasiões como esta, para que as novas gerações, em especial, não se deixem levar pelas datas oficiais segundo as quais tudo começou há pouco menos de 140 anos.

MERGULHO NO TEMPO

Damos um salto na história e chegamos a 1974. Naquele ano, em julho, o repórter-fotográfico Ricardo Hernandes recebeu como pauta um passeio por São Caetano para documentar fotograficamente a cidade. As fotos deveriam ser usadas no suplemento de aniversário do Diário, que circularia no dia 28.

E lá foi Hernandes, máquina fotográfica em punho, exatamente em 25-7-1974. Ele fotografou as ruas, os prédios, as fábricas. Deu uma esticada até a sede do Tiro de Guerra. Percorreu bairros. E fez tantas fotos que o suplemento, de 48 páginas, não conseguiu aproveitar todo o trabalho fotográfico.

Quarenta e dois anos depois... as fotos que o Ricardo tirou são localizadas. Estão cuidadosamente guardadas no Banco de Dados do Diário, num envelope com os negativos em preto-e-branco. Maravilha!

Mauricio Silva digitalizou todas as imagens. Será a matéria-prima para esta Semana São Caetano 2016.

TESTE

Em 1974 houve uma grande festa cívica no Teatro Paulo Machado de Carvalho, com a outorga do título de Cidadão de São Caetano ao governador do Estado e à sua esposa. Todos os prefeitos do Grande ABC se fizeram presentes.

Perguntamos: quem era o governador de São Paulo em 1974? Amanhã a gente conta aqui em Memória, nesta Semana São Caetano que está apenas começando.

Do tempo do Café com Leite

No livro “Para sempre 32” (Editora Matarazzo, 2016), a presença de Guilherme Mantovani Coli. Acadêmico da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Coli é presidente do 19º Núcleo de Correspondência MMDC Amparo. E são personagens da Amparo que o autor traz para o livro: “Os Ferreira de Camargo e a Revolução de 32”.

São nomes conhecidos no Interior e nas áreas em que atuaram, e que agora ganham projeção maior neste estudo, com destaque para o Coronel João Bellarmino Ferreira de Camargo, definido pelo autor como poderoso cafeicultor e influente líder político do Partido Republicano Paulista (o PRP) em Amparo.

Na República Velha, que termina com a ascensão de Getúlio Vargas em 1930, Coronel João Bellarmino participou da hegemonia nacional de paulistas e mineiros, no revezamento denominado “Café (de São Paulo) com Leite (de Minas”. Vale a pena conhecer as nuances daquele período da história política nacional.

Domingo, 27 de julho de 1986 - ano 29, edição nº 6196

ESPECIAL – Agricultor do Grande ABC nada tem a comemorar. A industrialização reduziu em 90% a quantidade de propriedades agrícolas em Santo André, São Caetano, Mauá e Diadema. Apenas Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e parte de São Bernardo registraram algum aumento nestas atividades de pequeno porte.

IDEIAS/LIVRES – Liberdade de pesquisa, essência da universidade. Artigo de José Carlos Graça Vagner, advogado e conselheiro da OAB.

CIÊNCIA & TECNOLOGIA (Diógenes Silva) – Há 300 anos morria o descobridor do vácuo, o físico alemão Otto Von Guericke.Diário há 30 anos

Em 27 de julho de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: o domínio dos mares pela Inglaterra.

1956 – CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo) dá início à construção do edifício da sua central telefônica automática de São Caetano, na Rua Monsenhor Francisco de Paula, 78. Dois mil aparelhos telefônicos deveriam ser instalados na cidade até o final de 1957.

1961 – Lançado o livro “Entre as torbas de São Caetano”, de Nicola Perrella.

2006 – Inaugurada a Fundação Casa de Mauá.

Hoje

Dia do Agricultor

Dia Mundial de Combate à Hepatite

Santos do Dia

Papa Inocêncio I nasceu em Albano Laziale, Roma. Seu pontificado durou 16 anos. Um período histórico difícil. Roma chega a ser saqueada no ano 410. Inocêncio morre no ano 417.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Décio

Eustádio

Sansão

Município Paulista

Hoje, além de São Caetano, é o aniversário de Cristais Paulistas. Cristais foi elevado a município em 1959, quando se separa de Franca.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 28 de julho: Araguacema (TO), Atalaia (PR), Campo Formoso (BA), Coronel João Sá (BA), Gandu (BA), Itabuna (BA), Jacobina (BA), Pastos Bons (MA), Paulo Afonso (BA), Pedro Alexandre (BA), Pindaré-Mirim (MA), Rodrigues Alves (AC), São Gonçalo dos Campos (BA), São José da Lagoa Tapada (PB), São José da Laje (AL) e Tocantinópolis (TO).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;