Internacional Titulo
Sobe para 154 número de mortos em decorrência de inundações na China
Por
23/07/2016 | 13:37
Compartilhar notícia


Subiu para 154 o número mortos em decorrência das chuvas torrenciais que atingiram a China nesta semana. Segundo autoridades, outras 124 pessoas estão desaparecidas. As chuvas, que começaram na última segunda-feira, fizeram córregos transbordarem, provocaram deslizamentos de terra e destruíram casas em todo o país.

A província de Hebei, no norte da China, foi a mais atingida. Segundo autoridades da região, 114 pessoas morreram e 111 estão desaparecidas por causa das inundações. Quase 300 mil pessoas foram retiradas de suas casas em Hebei, e a província se apropriou de barracas, cobertores, galochas e geradores para ajudar os desabrigados.

Na cidade de Xingtai, em Hebei, 25 pessoas morreram e 13 estavam desaparecidas. A cidade chamou a atenção de todo o país após protestos emocionados na sexta-feira. O vilarejo de Daxian, em Xingtai, foi quase completamente destruído por uma enxurrada na quarta-feira de manhã, quando os moradores ainda estavam dormindo. Fotos circularam na internet com imagens de crianças afogadas caídas na lama.

Moradores revoltados em Daxian questionaram se as autoridades foram negligentes ao não notificá-los a tempo quando um reservatório liberou água da enchente. Autoridades disseram que um problema na barragem de um rio foi responsável pela enxurrada.

No sábado à noite (horário local), o prefeito de Xingtai, Dong Xiaoyu, fez um pedido público de desculpas pela resposta inadequada à situação. Segundo ele, o risco de inundação foi subestimado, e autoridades locais erraram ao não confirmar e reportar as mortes a tempo e de forma precisa. Ele prometeu uma investigação rigorosa para apurar as responsabilidades. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;