Economia Titulo Nossas empresas
Escritórios de contabilidade da região se associam e investem R$ 1 mi

Grupo Hemera inaugura edifício de 700 m²
em São Bernardo e foca na gestão de empresas

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
24/07/2016 | 07:26
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Com o objetivo de ir além de solucionar obrigações fiscais e contábeis, ao participar da gestão da empresa e oferecer serviço mais customizado, nasceu o Grupo Hemera Contábil, fusão dos escritórios de contabilidade Albatroz (de Santo André), Contek (São Bernardo), Eficaz (Santo André) e R. Monteiro (São Caetano). Como diz o próprio nome da companhia, emprestado da mitologia grega – Hemera é a deusa do dia, a qual leva luz à escuridão –, o intuito é contribuir efetivamente com o crescimento dos negócios.

O grupo inicia as atividades conjuntas no dia 1º, em edifício de 700 metros quadrados em São Bernardo, após investimento de R$ 1 milhão. Na somatória, contabiliza 500 clientes e 80 colaboradores. “Queremos, juntos, criar uma empresa mais forte. Com a expertise das quatro, conquistaremos ganho de escala, afinal, teremos departamentos mais definidos e mais atuantes, a exemplo do RH (Recursos Humanos), de qualidade, do marketing, de TI (Tecnologia da Informação) e do comercial. Investimentos nesses setores, feitos isoladamente, são muito custosos. Diluídos, fica mais viável”, afirma Daniel Zocarato, sócio e diretor de negócios do Grupo Hemera Contábil.

A aproximação entre os cinco sócios iniciou-se com acordo de cooperação técnica e gestão administrativa assinado entre as firmas no início de 2011. Além de se assumirem como parceiros, e não concorrentes, mesmo atuando majoritariamente na mesma região, a iniciativa visava a profissionalização do mercado e a troca de experiências.

O intuito a companhia é estimular o incremento das empresas contratantes e a otimização de seu trabalho, a partir de oferta mais larga e completa de serviços. O Albatroz, de Zocarato, ingressa com a experiência de trabalhar in loco no cliente, deslocando funcionários próprios e implementando softwares de gestão, por exemplo, para que a produção esteja integrada com o estoque e o faturamento. Além disso, é prestado auxílio para a formação de preços, desenvolvimento de estratégia financeira, ingresso no mercado de ações ou busca por investidor. “Antes tínhamos de atuar de forma pontual, pois, com um só sócio, ficávamos limitados. Agora, temos mais força.”

A Eficaz, de Caio Cardoso, diretor tributário do Hemera, é mais atuante na área tributária, então está sempre atualizado nas mudanças da legislação e busca orientar o melhor regime para recolhimento de impostos, além da recuperação de tributos.

A Contek, do diretor contábil Edmilson de Ataíde, responderá pela gestão da área de contabilidade e consultoria, e atuará também com auditoria. A R.Monteiro, do diretor de gestão de pessoas e qualidade, Luis Monteiro, oferecerá recursos para melhor gerenciar os funcionários.

O colunista do Diário José Cardoso, que também é da Eficaz, é o diretor financeiro e do departamento pessoal, e oferecerá orientação para a folha de pagamento, informações sobre como elaborar ou lidar com acordos trabalhistas e sindicais. “Além disso, ele é muito bem relacionado no meio empresarial, o que ajuda bastante”, assinala Zocarato.

NICHOS - Os clientes serão divididos em quatro núcleos, que compõem o foco de atuação da Hemera. O primeiro será voltado àqueles de menor complexidade, pessoas físicas que emitem notas para receber pagamentos freelancer, ou como pessoa jurídica, por exemplo. O segundo reunirá comércios menores, para realizar a declaração do Imposto de Renda e a apuração de tributos mensais.

O terceiro se destinará aos “pequenos notáveis”, empreendimentos “em fase de crescimento”, nas palavras de Zocarato. “Queremos nos tornar referência no atendimento a startups e investidores-anjo. Acreditamos no potencial de iniciativas relacionadas ao setor tecnológico, que devem aumentar com o incentivo do Itescs (Instituto de Tecnologia de São Caetano) e com o desenvolvimento do parque tecnológico de Santo André”, explica.

A quarta célula vai cuidar de grandes empresas, a exemplo da Apple, já atendida atualmente pela Albatroz.


Expectativa é ampliar em 20% faturamento já no primeiro ano

Apesar do cenário de crise econômica, a fusão dos quatro escritórios de contabilidade vem sendo consolidada há um ano. O Grupo Hemera Contábil abre as portas no dia 1º com a perspectiva de ampliar em 20% o faturamento, cujo valor não foi revelado, já no primeiro ano de operação. “No segundo e no terceiro ano, a expectativa é de crescer 30%”, afirma o diretor de negócios Daniel Zocarato.

Quanto ao número de funcionários, os atuais 80 serão mantidos, com chances de contratar mais dez colaboradores até o fim do ano.

A carteira de 500 clientes deve ser incrementada em 10% até agosto do ano que vem, e em 15% nos 12 meses seguintes. “Acreditamos que tudo é um ciclo. Agora, a crise existe, mas também haverá a retomada, e ela virá com força. Estamos inclusive trabalhando no crescimento de algumas das empresas. Ao implementar a gestão de custos do negócio, o empresário pode até passar apuro durante a turbulência, mas em escala menor. E estará mais preparado quando houver a recuperação”, explica Zocarato. “O investimento em tecnologia e consultoria tem um custo, mas o retorno desse aporte é muito rápido.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;