Cultura & Lazer Titulo Arte
Exposição conversa com o passado e com o presente

Pinacoteca de São Caetano presenteia moradores
com obras de reconhecida dupla em visitação gratuita

Vanessa Soares Oliveira
24/07/2016 | 07:01
Compartilhar notícia
Divulgação


 Apreciadores da boa arte contemporânea têm oportunidade de ouro nas mãos até o dia 30 de setembro, em São Caetano. A Pinacoteca do município recebe importantes artistas atuais do cenário nacional na exposição inédita na região Claudio Tozzi – Diálogos e Punhos de Aço – Caciporé Torres. A visitação é gratuita.

“São dois nomes muito conhecidos e respeitados. Então, para nossa Pinacoteca isso é quase que um salto. Estamos trazendo pessoas respeitadas internacionalmente”, afirma Sonia Maria Franco Xavier, presidente da Fundação Pró-Memória. A ideia para a mostra surgiu após análise do acervo de obras pertencentes à instituição que deu origem ao projeto Diálogos – O Artista e Sua Obra, o Artista e Seu Tempo, que chega à oitava edição e expõe peças premiadas nos Salões de Arte Contemporânea realizados entre 1967 a 1988 na cidade.

Entre os destaques está Ligação Telefônica, de Claudio Tozzi. Além dessa, outras 20 obras em acrílico sobre tela e madeira representam trabalhos do início da década de 1980 até os dias atuais. “Diálogo é justamente a conversa entre o que o artista produziu com o que ele está fazendo hoje em dia”, explica Sonia.

Porque não juntar a grandiosidade das obras de Caciporé Torres no mesmo espaço? Afinal, são amigos de longa data. Ao todo, 19 esculturas de ferro, aço, inox e bronze estão à disposição do público para serem apreciadas. Há trabalhos das décadas de 1960 e 1970 e, na sequência, a mostra salta para 2010, com produções mais recentes. “Caciporé é artista de grandes estruturas e é o que mais tem obras em locais públicos no Brasil”, comenta a presidente.

Também vale ressaltar que diversas produções de Torres nunca foram colocadas em exposição. “A Pinacoteca e a Fundação Pró-Memória estão de parabéns. É uma das mostras mais bonitas que fiz ultimamente. Me satisfez muito”, elogia o homenageado. Neusa Scaléa e Auderi Martins assinam a curadoria da exposição.

>Claudio Tozzi – Diálogos e Punhos de Aço – Caciporé Torre – Exposição – Pinacoteca de São Caetano (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255). De segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Até 30 de setembro. Entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;