Internacional Titulo Assim que possível
UE quer iniciar diálogo sobre Brexit assim que possível, diz Merkel
29/06/2016 | 10:19
Compartilhar notícia
Divulgação


Os países-membros da União Europeia querem iniciar negociações sobre o rompimento do Reino Unido com o bloco o mais breve possível, afirmou hoje a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Na semana passada, a maioria do eleitorado britânico votou pela saída do Reino Unido da UE, num processo que ficou conhecido como "Brexit".

Merkel, que falou após reunião de cúpula de dois dias com os demais líderes da UE, em Bruxelas, também comentou que a Alemanha precisará impulsionar a eficiência e competitividade de sua economia para compensar a perda do Reino Unido como parceiro comercial no bloco.

O governo alemão ainda não estimou o custo econômico do Brexit, mas Merkel ressaltou que "obviamente, para as relações comerciais", trata-se de "uma situação difícil".

"Quanto mais cedo houver clareza, menos incerteza haverá e, então, poderemos fazer previsões", disse Merkel. "Temos interesse de que haja ainda mais competitividade e eficiência" na economia alemã para "compensar o que perdemos".

A fala de Merkel veio um dia depois do grupo de líderes se reunir com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, para discutir sobre o Brexit.

Ao ser perguntada sobre o pedido do governo italiano de se conceder mais flexibilidade para as regras financeiras do bloco, após a saída do Reino Unido, Merkel rejeitou essa hipótese.

"O Pacto de Estabilidade e Crescimento já tem flexibilidade suficiente", afirmou a chanceler alemã, referindo-se às normas da UE para as finanças dos países integrantes.

Merkel disse ainda que a UE vai voltar seus esforços de integração para a área de investimentos, citando, como exemplo, a fabricação de microprocessadores.

Sobre a renegociação da relação do Reino Unido com a UE como parceiro comercial fora do bloco, Merkel disse que o acesso ao mercado não poderá ser concedido sem a livre circulação de pessoas.

"O Reino Unido precisa apresentar suas intenções de como gostaria de moldar" sua relação com o bloco, notou Merkel. "Gostaríamos de destacar que o acesso ao mercado único só pode ser concedido com a observação dos quatro pontos de liberdade." Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;