Setecidades Titulo Santo André
Descarte irregular de lixo incomoda moradores em Santo André
Amanda Costa
Especial para o Diário OnLine
24/06/2016 | 16:41
Compartilhar notícia
Divulgação


Moradores da Rua Caldas, no bairro Cidade São Jorge, em Santo André, convivem diariamente com lixo e entulho acumulados em calçada. O local, ao lado de movimentado ponto de ônibus, virou uma zona de descarte irregular, já que a população da rua e arredores passou a jogar os despejos por conta própria.

Paralela à Rua Caldas há uma comunidade com diversas vielas, por onde o caminhão de coleta não passa, fazendo com que os moradores também descartem resíduos no local. “Eu comecei a jogar meu lixo ali depois de ver que muita gente jogava. Aquele lugar virou um lixão a céu aberto”, revela a moradora da viela seis, que não quis se identificar.

O aposentado José Alves pega o ônibus no ponto da rua todos os dias para ir trabalhar no Centro. “Tem dias que o cheiro é insuportável e eu preciso até ficar um pouco afastado. Já vi até ratos saindo em meio aos entulhos”, relata.

Comerciantes que trabalham próximo ao local também reclamam do cheiro. “Mesmo com o lixeiro passando para recolher, o lixo volta a acumular horas depois. Precisamos que as pessoas se conscientizem e parem de jogar entulhos aqui”, conta proprietário de um bar em frente ao ponto de ônibus.

Os vizinhos pedem por uma caçamba, pois assim os entulhos ficariam menos expostos e não iriam invadir a rua, fazendo com que ônibus e carros não precisassem desviar.

PRAÇA

A praça Dezoito do Forte, no Centro de Santo André, é outro ponto da cidade em que ocorre o acumulo de lixo. O comércio do local é um dos fatores para que isso aconteça, e com os despejos espalhados pela calçada, os pedestres precisam desviar do caminho.

Na Avenida Goiás em São Caetano, na divisa com Santo André, também há o descarte irregular de lixo, e uma das calçadas de acesso é diariamente barrada por entulhos.

A estudante Juliana Santos passa todos os dias pelo local e relata que precisa andar no meio da avenida movimentada por conta do lixo. “Além de atrapalhar o pedestre, prejudica também o meio ambiente, pois há muita madeira e pneu espalhados, o que pode trazer riscos de doenças como a dengue, por exemplo”.

Em nota, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), responsável pela coleta na cidade, garantiu que a remoção dos resíduos na Rua Caldas é realizada entre duas a três vezes por mês, e a próxima limpeza está programada para nesta sexta.

Já sobre a praça Dezoito do Forte, o Semasa diz que o local não é considerado ponto de descarte irregular, e passa por limpeza e coleta diárias. Na divisa das cidades, a altarquia monitora e faz a limpeza no trecho de Santo André conforme detecta a necessidade.

O Semasa reforça que tem um intenso trabalho de combate ao descarte irregular de lixo. Desde 2013, o número de pontos ilegais caiu 26,5%. São ações que vão desde a limpeza constante até pequenas obras de revitalização e bloqueios para impedir que caminhões que fazem o despejo proibido acessem os pontos.

Atualmente, a geração de lixo no município chega a pouco mais de 542 toneladas por dia. Grande parte desse material segue para o aterro sanitário da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;