Política Titulo No páreo
Seis ex-prefeitos da região cogitam vereança

Nomes que ocuparam Paço no Grande ABC
vão testar popularidade nas urnas

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
28/05/2016 | 07:45
Compartilhar notícia
André Henriques 12/11/15


Na tentativa de retornar à vida pública com cargo eletivo, seis ex-prefeitos do Grande ABC tendem a registrar candidatura a vereador na eleição de outubro. Entre as novidades da lista, o nome de José Teixeira (PSL), chefe do Executivo de Rio Grande da Serra na gestão de 1993 a 1996. Outros quatro quadros são elencados como apostas dos respectivos partidos dentro de estratégia para alavancar bancada na Câmara: Leonel Damo (PMDB), Diniz Lopes (PSB), ambos de Mauá, José Augusto da Silva Ramos (PSDB) e Mário Reali (PT) – os dois de Diadema, sendo que o petista resiste a aceitar plano interno. Walter Demarchi (PRB), de São Bernardo, também pode entrar no rol.

José Teixeira, 68 anos, é irmão dos também ex-chefes de Executivo da cidade Aarão Teixeira e Adler Kiko Teixeira (PSB), que disputará pleito majoritário na vizinha Ribeirão Pires. O político do PSL – que concorreu em 2000, nesta ocasião sem sucesso, ao Paço – confirmou que brigará por vaga no Legislativo pela primeira vez, participando, inclusive, na coligação do atual gestor Gabriel Maranhão (PSDB). Ele projetou expectativa de alcançar 1.000 votos, número que considera suficiente para garantir a cadeira. “É eleição bem diferente (do que a prefeito), e mais difícil, na minha análise, mas tive muitos pedidos da família e amigos (para sair candidato). Acredito que ainda posso ser útil.”

Aos 83 anos, Leonel Damo utiliza de argumento semelhante para reiterar interesse em viabilizar seu nome nas urnas. “Considero que tenho a contribuir para a cidade, com experiência e sugestões, ajudar, independentemente de quem vença (o páreo). Quero estar na disputa”, disse o peemedebista, que comandou a cidade de 1983-1988 e 2005-2008, embora às vésperas do processo eleitoral de 2012 recuou de projeto idêntico – quando a então deputada estadual e filha Vanessa Damo (PMDB) concorreu ao Paço. Ele nega ter declinado há quatro anos. “Na oportunidade, cortaram 18 candidatos e eu estava na lista”, alegou.

Prefeito entre 1993 e 1996, Walter Demarchi esquiva-se em cravar a decisão, mas sinaliza vontade de voltar a figurar na eleição. Segundo o republicano, ele está vestindo-se para ficar pronto para a situação, sem, no entanto, aprofundar a proposta. “O cavalo está passando arreado, branco, bonito. Isso nos deixa ouriçados. Por isso, estou pensando bem na possibilidade, conversando com as pessoas próximas”, disse, ao acrescentar que a decisão sairá em até 30 dias. O ex-prefeito são-bernardense foi vereador em 1976, sendo eleito presidente da Câmara. “A política no momento está complicada, mas não descarto (a hipótese).”

Após integrar o secretariado de Lauro Michels (PV), Zé Augusto buscará a reeleição na Casa. Reali, por sua vez, já afirmou ser “impossível” a chance de ele pleitear vaga, apesar de o PT trabalhar a ideia para, ao menos, manter a atual representatividade no Legislativo. Diniz Lopes anunciou, recentemente, migração para o PSB e pré-candidatura no arco do deputado estadual Atila Jacomussi (PSB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;