Cultura & Lazer Titulo Cultura
Jovens da música clássica

Prelúdio estreia mais uma edição hoje ao
12h com promessas de jovens artistas

Vanessa Ratti
Especial para o Diário
29/05/2016 | 06:36
Compartilhar notícia
Divulgação


 A partir dos anos de 1960, os famosos festivais da música brasileira consagraram Elis Regina, Edu Lobo, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros. Ao longo dos anos este papel passou a ser dos concursos musicais, que ganharam mais força na atualidade. Em meio a este período, em 2005, surgiu também Prelúdio, programa da TV Cultura que estreia hoje sua 11ª edição, às 12h, e revela artistas da música clássica com até 28 anos.
Na contramão dos principais ‘shows de talentos’ – Fama, The Voice Brasil, Super Star –, que dão chances à artistas da música pop e rock, o projeto é o único que dá visibilidade a artistas da música clássica. Além disso, oferece ao vencedor bolsa de estudo de três anos na prestigiada Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Húngria.
“A ideia foi do Maestro e diretor artístico Júlio Medaglia. Depois de tanto tempo, temos boa audiência e público sólido, fora a oportunidade que damos para esses garotos”, conta o diretor do programa, José Roberto Walker. Ele ainda diz que muitos participantes de outras edições já têm carreira internacional. “Eles chegam por meio dos professores de músicas e depois do sucesso do Prelúdio, deslancharam”, completa Walker.
Ao todo, serão duas fases eliminatórias e mais duas semifinais, que contam com 50 participantes. Todas acontecem ao vivo no Teatro Franco Zampari (Praça Cel. Fernando Prestes) e a final, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16).
Entre os participantes desta edição está o flautista Jean Medeiros da Silva, 23 anos, que mora em São Bernardo. “Tenho me preparado todos os dias para a eliminatória. Estou com muita expectativa, já que sempre acompanhei”, diz.
Não é a primeira vez que o Grande ABC é representado em Prelúdio. Na final do programa no ano passado, participou o andreense Silas Falcão, 28. “O concurso me deu ânimo, coragem. Pensei que não podia chegar a lugar nenhum e fui finalista”, comenta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;