Memória Titulo Memória
Tapetes que louvam e auxiliam moradores de rua

Hoje é o Dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Ou: Corpus Christi...

Ademir Medici
26/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


- Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes... e os partiu...

Hoje é o Dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Ou: Corpus Christi.

Diz o frei Sandro Roberto da Costa, de Petrópolis, Rio de Janeiro: “A festa do Corpo de Cristo nos recorda o quanto Deus quis fazer-se próximo de nós, presente de modo físico, solidário e fraterno. E essa presença se dá, muito significativamente, por uma refeição, símbolo do convívio familiar, do encontro de pessoas que se amam.” (Cf. Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, 2016)

A DATA

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

HISTÓRIA

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Em 1264, o papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.

É composto o hino Lauda Sion Salvatorem (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes.

A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

SIMBOLOGIA

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

NO BRASIL

A festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília em 1961, quando uma pequena procissão saiu da igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.

RUAS ENFEITADAS

A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto (MG).

GRANDE ABC

Nos anos 1960 e 1970 do século passado, o enfeite das ruas popularizou-se a partir da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Vila Barcelona, São Caetano. Tempo do padre Olavo, que se tornou amigo da Redação do Diário e aqui sempre estava, rezando, trazendo notícias, conversando com os repórteres e diretores.

DEPOIS...

Com dom Claudio Hummes iniciaram-se as grandes concentrações de fieis em um único ponto. Em 1986, por exemplo, 10 mil pessoas se concentraram no Dia de Corpus Christi na Praça Cívica do Paço de Santo André.

HOJE

Algumas paróquias preservam o costume de enfeitar as ruas por onde passa a Procissão de Corpus Christi. É o caso da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Vila Marlene, São Bernardo.

Diz o pároco, padre Augusto César: “Nosso tapete é confeccionado boa parte com quadros litúrgicos feito de pó de serragem, pó de café, casca de ovos etc.. e boa parte com cobertores e agasalhos doados pelo povo que depois serão destinados aos moradores de rua.”

Hoje, na Vila Marlene, começa às 8h a exposição do Santíssimo para adoração, que se estende durante todo o dia. Às 13h acontece a Hora Santa Eucarística; às 16h, missa seguida da procissão sobre tapete com desenhos bíblicos e litúrgicos dos cobertores e agasalhos. Às 19h30, outra missa e a sequência da quermesse que ocorre todos os fins de semana e feriados deste tempo.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversário neste dia 26 de maio: Aguiarnópolis (TO), Bandeirantes do Tocantins (TO), Barreiras (BA), Brejo da Madre de Deus (PE), Buíque (PE), Chapada do Areia (TO), Crixás do Tocantins (TO), Itabaiana (PB), Luzinópolis (TO), Maricá (RJ), Oliveira de Fátima (TO), Pugmil (TO), Santa Helena (PR), Santa Rita do Tocantins (TO), Santa Terezinha do Tocantins (TO), Talismã (TO), Tupirama (TO) e Urussanga (SC).

A maioria dos municípios de Tocantins que aniversariam hoje foi criada na mesma data, 26-5-1994, sendo instalados em 1-1-1997. As exceções são Tupirama (de 1953) e Oliveira de Fátima (de 1982). Jovens municípios, de um jovem Estado: Tocantins foi criado em 5-10-1988.

Fonte: IBGE

Diário há 30 anos

Domingo, 25 de maio de 1986 – ano 29, nº 6142

Rio Grande da Serra – A única agência bancária da cidade - Mercantil de São Paulo - será fechada, com os 14 funcionários absorvidos por outras agências.

Social – Vale-transporte não atrai empresas nem empregados (reportagem: Flávio Soares da Fonseca).

Vôlei Feminino – Pirelli de Santo André perde do Power do Peru, em La Paz, por 3 sets a 0, e fica com o vice-campeonato entre os clubes campeões.

Em 26 de maio de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Correio Paulistano: a ofensiva austríaca; o recuo dos italianos; os choques nos mares.

1926 – Fundada, em São Paulo, a International Harvester Máquinas S.A., com instalações para a montagem de caminhões importados e que se transferiria para Santo André na década de 1940.

1936 – Nasce, em São Pedro, Maria do Rosário Moraes Cattaneo, poeta que há muito reside em Santo André.

1966 – Inaugurada a sede do Corpo de Bombeiros de Santo André, na Alameda São Caetano, 903, fruto de convênio entre Estado e município.

2001 – Aberta a 1ª Copa Diarinho, promoção do Diário.

Hoje

- Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

- Dia do Revendedor Lotérico

Santos do Dia

- São Filipe Néri (Itália, Florença, 21-7-1515 – Roma, 26-5-1595). Ordenado padre aos 36 anos. Preocupou-se com a integração das minorias e a educação dos meninos de rua. Chamado até hoje de o santo da alegria e da caridade.

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Nossa Senhora do Caravaggio

- Eva de Liége

- Maria Ana 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;