Memória Titulo Memória
Collor no Grande ABC. Um jornalista

Há 85 anos, nesta data, o jornalista Lindolfo Leopoldo Boeckel Collor...

Ademir Medici
19/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Há 85 anos, nesta data – 19-5-1931 – o jornalista Lindolfo Leopoldo Boeckel Collor, na condição de primeiro ministro do Trabalho, Indústria e Comércio do Brasil, no começo da Era Vargas, visitava a linha São Caetano a Santo André. Sessenta anos depois, um de seus netos, Fernando Collor, chegaria à Presidência da República e hoje é senador pelo Estado de Alagoas.

Mas, retornemos a 1931. A visita de Lindolfo Collor ao futuro Grande ABC mostrava o crescimento industrial da região. Embarcando de trem pela manhã, na Estação da Luz, o ministro passou o dia entre nós, em visita às indústrias Matarazzo (São Caetano), Rhodia Têxtil, Conac e Pirelli, as três últimas em Santo André. Às 16h, novamente de trem, Collor e comitiva retornaram à Capital.

Curiosidade: no retorno, o trem especial que conduziu o visitante partiu de dentro da oficina principal da Pirelli, em sua unidade de Capuava. As principais indústrias ao longo da estrada de ferro possuíam ramais que as interligavam até a linha principal. O Grande ABC era o município de São Bernardo e no dia seguinte a visita de Collor virou manchete nos principais jornais.

CAPITAL-TRABALHO

Lindolfo Collor realizava uma série de atividades em São Paulo. Coube a ele, no domingo, dia 17, abrir a Segunda Conferência Internacional do Café. Nos dias seguintes visitou uma série de indústrias, defendendo sempre dois pontos principais: 1) a importância, para o Brasil, do crescimento industrial paulista; 2) a necessidade de harmonia na relação entre empregadores e trabalhadores, razão maior do seu ministério, que abraçava os vários setores da economia.

O ambiente fabril de 1931

- “Vê-se aquela delicada teia tomar as mais lindas tonalidades que se possa empregar na arte de vestir, formar coloridas cabeleiras macias que as operárias de mãos ágeis vão repartindo em fofas madeixas, bem penteadas, que, certamente, se destinam às fábricas de tecidos.” (repórter do Estadão descrevendo o sistema de produção da fábrica de sedas artificiais da Matarazzo, em São Caetano).

- “Sob o olhar das fiandeiras, miríades de aranhas de ferro babam a preciosa tela sintética que vai se enrolando em bobinas; bobinas que dançam uma polca maluca, com um ruído surdo de enxame.” (o mesmo repórter, agora noticiando o que viu na Rhodia Têxtil).

- “Aqui encontra v.exa. (o ministro) a borracha bruta do Pará e a mangabeira dos sertões baianos, transformadas depois em artefatos diversos ou em massas isolantes dos condutores.” (Antonio Rodrigues de Azevedo, diretor comercial da Pirelli, em discurso).

- “Estou certo em poder afirmar que o desejo de todos os industriais é ajudar a classe operária.” (comendador Giorgio Pirelli, cônsul interino da Itália).

- “Asseguro à indústria paulista a mais ampla e eficiente colaboração do governo da República.” (ministro Lindolfo Collor).

O IDEALISTA

Lindolfo Collor (São Leopoldo, RS, 1890 – Rio de Janeiro, 1942) dirigiu jornais importantes do seu Estado e da então capital federal.

Teve papel destacado na Revolução de 1930. Como ministro, regulamentou o Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos da União. Rompeu com Getúlio. Deixou o Ministério em março de 1932. Lutou pela derrubada getulista. Destacou-se na Revolução Constitucionalista de São Paulo.

Preso e exilado. Exerceu novamente a função de jornalista, inclusive cobrindo, em 1933, para os Diários Associados, o conflito militar entre Paraguai e Bolívia, na região do Chaco.

Em 19 de maio de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: a batalha de Verdun: tomada de um forte a Nordeste da colina 304 pelos franceses.

1937 – Nasce Mario Giroldo, participante dos primeiros momentos do semanário News Seller, que originou o Diário. Sua função: integrar o exército de andreenses formado para a distribuição do jornal. Ele e o primo Alcenio Conti foram encarregados de distribuir NS nas casas da Vila Assunção.

- Anos depois, entre 1975 e 1978, já como funcionário da Firestone, Mario Giroldo voltou a colaborar com o Diário, na mesma função.

- Aos 79 anos hoje completados, Giroldo permanece fiel a Santo André. Aqui reside e participa da turma da Terceira Idade que se reúne na Faculdade de Direito de São Bernardo.

1951 – Saladino Cardoso Franco, o prefeito Saladino, morre em Santo André.

- Oficializado o Rotary Clube de São Caetano, o primeiro da cidade, o segundo do Grande ABC.

1991 – Prefeito Celso Daniel inaugura o Viaduto Engenheiro Luiz Meira, junto às faculdades do Sítio Tangará.

Diário há 30 anos

Domingo, 18 de maio de 1986 – ano 29, nº 6136

Economia – Controle de preços exige nova reforma tributária. Mesa-redonda coordenada por Elianete Simões. Participantes: Antonio Lajarin, presidente do Sindicato do Comércio Varejista; Claudio Rubens Pereira, diretor técnico da Anapemei (Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas); João Pereira Góis, presidente do Sindicato dos Feirantes; Marlene Bueno Zola, presidente da Associação das Mulheres do ABC.

Hoje

- Dia do Defensor Público (lei 10.448, de 9-5-2002)

Santos do Dia

- São Pedro Celestino (Itália, 1215 – 19-5-1296). Fundador da Ordem dos Celestinos. Eleito papa em 1292, renunciando em favor do papa Bonifácio VIII.

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Ivo

- Crispim de Viterbo

- Prudenciana

Municípios Paulistas

- Celebram aniversários hoje: Alambari, Araçariguama, Arapeí, Barra do Chapéu, Bertioga, Cajati, Campina do Monte Alegre, Canitar, Dourado, Emilianópolis, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Hortolândia, Novais, Potim, Ribeirão Grande, Saltinho e Tuiuti.

Municípios Brasileiros

- Alta Floresta (MT), Alto Parnaíba (MA), Bom Jardim (PE), Caiçara (RS), Ciríaco (RS), Cotriguaçu (MT), Lajedo (PE), Moreilândia (PE), Palmas de Monte Alto (BA), Pinheiro Preto (SC), Quipapá (PE) e Rio Claro (RJ). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;