Memória Titulo Registros que vêm do século 19
Registros que vêm do século 19
Por Ademir Medici
05/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Registros que vêm do século 19

 

- Cemitério Nossa Senhora do Pilar. Ou Cemitério da Capela de Nossa Senhora do Pilar.

- Cemitério da Capela de Santa Cruz do Rio Grande.

- Cemitério da Capela do Senhor Bom Jesus do Alto da Serra.

- Nomes de cemitérios que aparecem nos livros de óbitos do Cartório de Registro Civil de São Bernardo já no século 19. Este foi o primeiro cartório do Grande ABC. Depois viriam os cartórios de paz de Ribeirão Pires, Paranapiacaba, Santo André, São Caetano e todos os demais.

Antes de 1897, quando foi instalado o Cartório de Ribeirão Pires, todos os nascimentos, casamentos e óbitos precisavam ser registrados em São Bernardo e/ou na Capital – e também nos livros da Igreja, hoje arquivados na Cúria da Diocese de Santo André. Igreja e Estado se confundiam.

 

***

Alexandre Ferrari nunca trabalhou em cemitério. O de São Sebastião foi o primeiro. Paulista de Porangaba, 39 anos, criado na Vila Mariana, na Capital, e que veio para Mauá ao se casar, o administrador da necrópole que se transforma em museu a céu aberto prestou concurso público à Prefeitura de Rio Grande da Serra e foi designado para trabalhar no cemitério. Está lá desde 2011. “Foi um grande aprendizado”, diz ele.

Alexandre sucede a outros administradores: Silvia, que sucedeu ao Sr. Canuto, que sucedeu ao Sr. Leitão, que... Quantos e quantos funcionários passaram pelos cemitérios de Rio Grande da Serra, considerando que o extinto Santa Cruz já existia no século 19?

 

LEGISLAÇÃO

O São Sebastião foi inaugurado em 1974. Uma data referencial é o dia 10 de agosto. Não há registro da inauguração no Banco de Dados do Diário. Nem há placa inaugural no cemitério.

 

- A lei municipal número 175, de 10 de agosto de 1977, determina a exumação dos restos mortais sepultados no Cemitério Santa Cruz: deveriam ser transferidos para o Cemitério Novo Rio Grande.

- A lei municipal número 472, de 10 de outubro de 1987, dá o nome de São Sebastião ao novo cemitério.

 

No escritório do cemitério estão quatro livros de registros de sepultamentos, desde o aberto em 1948. O primeiro livro, encerrado em 31 de dezembro de 1988, foi todo digitalizado pelo próprio administrador. “Levei um ano nesse trabalho”.

- O primeiro registro no Cemitério Novo data de 1º de janeiro de 1975, uma criança de dois meses, natural de Rio Grande da Serra mesmo, morta por desidratação.

- A expressão Novo Rio Grande aparece nestas primeiras páginas.

- O segundo livro cobre o período de 1989 a 2008.

- De 1948 a 2016 foram 8.900 sepultamentos em Rio Grande, computando-se do extinto Santa Cruz ao atual São Sebastião.

- Principal causa das mortes? Não há uma pesquisa a respeito. O administrador, pela experiência, contabiliza muitos casos de constipação, em especial nas faixas etárias menores. Um perigo no inverno e nestes tempos de tantas novas e antigas moléstias.

***

Diário há 30 anos

 

Domingo, 4 de maio de 1986 - ano 28, nº 6124

Cultura – Teatro em São Bernardo, muitos espaços e pouco recurso. Reportagem de Valter Lana.

- Amador já é tradição com dez grupos.

- Teatro Procópio Ferreira passa por reformas; 220 lugares.

- Anfiteatro Lauro Gomes vai entrar em funcionamento.

- A única sala para filme de arte na região, o Cine Teatro Martins Pena.

- Centro Cultural do bairro Assunção abriga a pinacoteca e o Teatro Elis Regina.

Clubes – Jubileu de Prata do São Bernardo Tênis Clube.

- Baile com as cores do clube: vermelha, azul e branca.

- Na presidência, Paulo Sergio Guidetti; Oswaldo Francisco Leal, diretor social.

Dublagem – Quando a voz faz ou transforma a arte.

Reportagem: Antonio Prata.

 

***

Em 5 de maio de...

1916 – Usando de má-fé, apresentando uma folha de pagamento adulterada, o sargento comandante dos destacamentos policiais do Município de São Bernardo (hoje Grande ABC) conseguiu receber do coletor de rendas estaduais local a importância de 3 contos de réis, correspondente a abril. Depois, desapareceu. Deixou sem recursos os seus camaradas, mulher e filhos menores.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: jornais informam que a tripulação do vapor brasileiro Rio Branco, torpedeado em águas da Inglaterra, foi salva pelo navio dinamarquês Ajax e desembarcada em Blyth.

 

***

Municípios Paulistas

- Hoje é o aniversário de Biritiba Mirim, elevado a município em 1964, quando se separa de Mogi das Cruzes; e Garça, elevado a município em 1928, quando se separa de Pirajuí.


 

***

Municípios Brasileiros
- Celebram aniversários hoje: Alto Paraná (Paraná), Aparecida (Paraíba), Assunção (Paraíba), Capim (Paraíba), Cuité de Mamanguape (Paraíba), Curral de Cima (Paraíba), Goiana (Pernambuco), Ibicuitinga (Ceará), Lajeado (Tocantins), Marcação (Paraíba), Maruim (Sergipe), Montenegro (Rio Grande do Sul), Pedras de Fogo (Paraíba), Riachão do Poço (Paraíba), São João do Cariri (Paraíba), Segredo (Rio Grande do Sul) e Uraí (Paraná). As terras de Montenegro (Rio Grande do Sul) estavam entre as primeiras a serem desbravadas por portugueses e espanhóis após o descobrimento oficial do Brasil. A Vila de São João do Montenegro foi criada em 5-5-1873, quando se desmembra da Vila de Triunfo.

***
Santos do Dia

- Santo Ângelo (Jerusalém, 1185 – Sicilia, Itália, 1220). Padre carmelita.

Em Roma, conheceu Francisco de Assis. Na Sicília, trabalhou na conversão dos hereges cátaros. Os primeiros padres carmelitas da América difundiram a sua devoção, construindo igrejas, nomeando as aldeias que se formavam e expandiram seu culto, que também chegou ao Brasil.

- Silvano

- Joviniano

- Niceto
 

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CssR

***

Hoje
- Dia Nacional das Comunicações

- Dia da Comunidade

- Dia do Expedicionário




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;