Cultura & Lazer Titulo
Eder Santos abre exposição e filma novo longa-metragem
28/06/2010 | 07:11
Compartilhar notícia


Eder Santos está totalmente imerso na ficção científica. O videoartista mineiro, criador reconhecido internacionalmente no gênero, começa a filmar em agosto o segundo longa-metragem, O Deserto Azul, filme com enredo de certo modo futurista, ambientado em Brasília. "O personagem tem a sensação de que vai passar para outra dimensão. Em situações cotidianas fica decifrando um jeito de ir a esse lugar do qual tem uma visão", conta Eder, em Nova York, tratando com o músico Stephen Vitiello, parceiro de longa data em seus projetos, a trilha do filme. A obra, já até com proposta de se transformar em produção 3D, contará com os atores Maria Luisa Mendonça, Angelo Antonio e Odilon Esteves e fotografia de Pedro Farkas.

Se em 1997 Eder Santos afirmava que o futuro da videoarte seria apenas a videoinstalação, hoje o artista vê espectro maior de possibilidades no trabalho de narrativas com a imagem. "O cinema deu uma virada ou o vídeo deu uma avançada. Na minha opinião, o que se chama de cinema digital é a evolução do vídeo, assumindo a linguagem. Os equipamentos são muito mais baratos, é mais viável", diz Eder, que realiza obras desde a década de 1980, completando, ainda, que será o 3D "o futuro mesmo da projeção, entrar num ambiente com imagens e, daqui a pouco, sem óculos".

Nesse momento em que vai começar a filmar seu novo longa, em 35 mm e em digital, ele também inaugura na quinta-feira na Luciana Brito Galeria, exposição que tem como obra principal o curta-metragem Cinema, em projeção inédita em São Paulo, e ainda faz um retrospecto de outros de seus trabalhos de cunho cinematográfico, além da videoinstalação Distorções Contidas II (2010), que tem como referência obras de Duchamp.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;