Setecidades Titulo
Crack,Tô Fora! é tema do quarto Desafio
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
18/08/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Crack, Tô Fora! é o tema do 4º Desafio de Redação do Diário do Grande ABC, divulgado ontem durante solenidade na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), em São Caetano.

O concurso começa dia 30 e contará com a participação de mais de 300 escolas da rede pública e privada do Grande ABC.

O encontro reuniu educadores, além de autoridades. Para o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), o Desafio já faz parte do calendário escolar da região. "De todas as edições esse é o tema mais desafiante. Será um assunto para reflexão de todos e também do poder público".

O reitor da USCS, Silvio Augusto Minciotti, acredita que o concurso é a oportunidade de estimular o bom desempenho dos alunos na escrita. "É um trabalho que os professores têm dentro da sala, de incentivar os estudantes a expressar a opinião".

O evento tem a correalização da USCS, do DAE (Departamento de Água e Esgoto de São Caetano) e apoio da Ecovias.

Neste ano, a meta é chegar a 180 mil textos, superando a marca do ano passado de 140 mil. Na ocasião, o tema do Desafio foi Água: a vida do planeta.

"É um concurso para expressar o que pensam. É um tema que diz muito sobre a vida deles", explicou a secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente Carmen Silveira de Oliveira.

Para ilustrar a realidade de muitas famílias, um vídeo exibiu o depoimento de uma mãe que descobriu que o filho de 14 anos usava drogas. Ela revelou desde a descoberta até a batalha que enfrenta a cada dia pela recuperação do jovem.

PREMIAÇÃO
Alunos da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além do EJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) e suplência participarão do concurso que termina no dia 6 de outubro.

A premiação está prevista para o dia 17 de novembro. O grande vencedor do Desafio ganhará bolsa de estudo integral para o curso que escolher na USCS.

Os melhores alunos por série, por cidade e por região serão premiados com bicicleta e computador. A novidade deste ano é que a torcida mais animada também será premiada.

Assunto é próximo da realidade dos jovens
O tema gerou discussão entre os profissionais da Educação."É interessante e atual. É uma realidade muito próxima dos alunos. Acredito que terão muitos textos com histórias vividas por eles ou por pessoas próximas", disse a coordenadora Gilmara Passarelli da Escola Estadual Professor Luís Washington Vita, de Mauá.

Para o coordenador Roberto dos Santos, da EE Álvaro Souza Vieira, de Ribeirão Pires, é importante abordar esse assunto na sala de aula. "É um tema forte diante de uma sociedade que não vê e aceita esse problema. Inclusive temos casos de usuários na rede".

A supervisora da Diretoria de Ensino de Santo André, Ana Julia Pereira de Souza, vê um dos desafios mais complicados. "A expectativa é grande para ver os resultados. É uma questão polêmica e que não será fácil propor soluções", pontuou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;