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Tecnologia a favor da gestão pública

Canal para participação na zeladoria urbana de São
Bernardo recebeu prêmio de melhor inovação prática

Amanda Costa
Do Diário do Online
02/05/2016 | 08:44
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Divulgação


VcSBC é um aplicativo que funciona por meio de celular, tablet ou computador e serve como um meio de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura de São Bernardo.

A ideia é aumentar a participação social dos moradores aos processos internos da administração. Na palma da mão, o munícipe poderá solicitar cerca de 114 serviços como varrição pública, coleta de lixo, poda de árvores, manutenção de áreas verdes, reparos de buracos na via pública, entre outros, além de acompanhar a evolução de sua solicitação.

Atualmente, além de São Bernardo, o aplicativo também está no Rio de Janeiro (RJ) e Boa Vista (RR). É importante ressaltar que a ZUP (Zeladoria Urbana Participativa), ferramenta sobre a qual o VcSBC foi desenvolvido, é um software livre disponibilizado pelo Instituto TIM para qualquer município que tenha interesse em utilizar-se da tecnologia como estratégia para melhoria na gestão das cidades.

Gerente de Responsabilidade Social Corporativa da TIM Brasil, Glória Rubião, conta que a vantagem para as cidades é de que o governo municipal ganha um aliado bastante estratégico para reunir informações, planejar, executar e fiscalizar serviços na cidade, tornando a gestão cada vez mais participativa, transparente e democrática.


Lançado em junho de 2015, a plataforma foi uma das cinco iniciativas vencedoras do prêmio Governarte 2015: Prêmio Eduardo Campos que aconteceu em Washington, D.C., nos Estados Unidos neste mês. O concurso, promovido pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), premiou as melhores inovações práticas de gestão pública em governos municipais da América Latina e do Caribe. “Com o prêmio, temos a certeza da assertividade do nosso projeto e da nossa parceria com a Prefeitura de São Bernardo”, comemora Glória Rubião.

Moradora da cidade, Priscila Denzir Duarte, usa o aplicativo há algum tempo e diz que já fez diversos protocolos, entre eles, o de corte de grama de praças, sinalização das ruas e retirada de veículo abandonado e sempre tem retorno por e-mail. “Na maioria das vezes os protocolos foram atendidos, em outros a resposta foi negativa, porém sempre justificada”, conta a moradora.

Antes do VcSBC era preciso ligar para o 156 para relatar algum problema, e só então ser despachado para cada secretaria, onde se perdia muito tempo. Com a plataforma online o processo ficou mais fácil. Cada solicitação há um prazo de espera que pode variar de um a 30 dias. “Acredito que, com o uso do aplicativo pelos moradores, os departamentos da prefeitura tem melhores condições de serem informados sobre as reais necessidades de cada bairro e a ação passa a acontecer com melhor qualidade”, ressalta a moradora Priscila.

Emerson Salvador, também morador da cidade, acredita que a ideia é muito boa, mas se as solicitações não forem atendidas, fica muito a desejar. “Abri um chamado no VcSBC em 20 de junho de 2015, solicitando reparos no parque infantil dentro da praça Lauro Gomes e anexei três fotos. Recebi uma resposta quase um mês depois, em 17 de julho, dizendo que seria resolvido em 90 dias. Passei no parque no último fim de semana, 21 de abril, e estavam reformando o parquinho. Dez meses depois”, relata.

Estatísticas


Segundo dados divulgados pelo site do aplicativo, ele já possui mais de 8,5 mil cidadãos e cerca de 450 gestores públicos cadastrados; gerou mais de 12 mil relatos e solicitações desde que foi criado; e é utilizado por 53 secretarias e departamentos da Prefeitura.

Do total de pedidos, cerca de 8 mil foram concluídos e pouco mais de 550 classificados como incoerentes, visto que integram outros canais de atendimento ou não são de responsabilidade da administração municipal.
A Prefeitura que se interessar pode conhecer mais detalhes sobre o projeto no site  e acessar a documentação do software




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