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Além do estilo

Com carroceria quatro portas e visual atraente, BMW Série 4 Gran Coupé carrega motor 2.0 de 245 cv e esbanja requinte

Vagner Aquino
29/04/2016 | 20:38
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Vagner Aquino/DGABC


Em meio ao trânsito o BMW Série 4 Gran Coupé se destaca perante aos modelos populares que dominam as ruas brasileiras – território no qual desembarcou em dezembro de 2014. Concorrendo com Audi A5 e Mercedes-Benz Classe C Coupé, a versão avaliada (428i) não sai por menos de R$ 276.450. Não é uma pechincha, mas também não tão salgado pelo que oferece.

Na lista tem ar-condicionado automático e digital, bancos dianteiros esportivos com ajuste elétrico e memória, espelhos retrovisores escurecidos, tampa do porta-malas com acionamento elétrico para abertura e fechamento, controles de estabilidade e de tração, lavagem de faróis (estes, bixenôn), sensor de estacionamento na frente e atrás (e câmera traseira, que estranhamente não tem direção), regeneração de energia de frenagem, sistema de navegação, conexões como USB e bluetooth e quatro modos de condução.

Esteticamente, o carro é muito bem resolvido! Detalhes como a queda do teto (que, sim, atrapalha os passageiros que vão no banco de trás), a ausência de moldura nas portas, as rodas de 19” e o porta-malas cuja tampa engloba o vidro traseiro deixam o 428i com ar bastante esportivo. Com a opção de couro claro no interior, como na versão avaliada, fica ainda mais requintado.

Durante o teste, tanto na cidade quanto na estrada (onde o consumo combinado foi de 8,2 km/l) deu para brincar com os modos de direção (Eco, Comfort, Sport e Sport+), que mudam o comportamento do carro. Em todos eles, contorno de curvas feitos com maestria, além de silêncio e estabilidade ímpar. Aliás, a tração é traseira.

A agressividade do motor (trabalha com um 2.0 de quatro cilindros e 245 cv) não decepciona quem dirige o Gran Coupé, que chega aos 100 km/h em seis segundos e 250 km/h de velocidade máxima, de acordo com dados divulgados pela BMW. Com o auxílio de borboletas atrás do volante, o câmbio automático tem papel fundamental no bom desempenho. São oito velocidades e um trabalho praticamente perfeito. O torque é contínuo e entregue logo cedo, dando ainda mais gás a condução – 35,7 mkgf a 1.250 rpm.

Em resumo, trata-se de um carro ágil, com construção refinada e bom preço quando se leva a concorrência em consideração.




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