Política Titulo Mauá
Para evitar crise na Saúde em ano de eleição, Donisete troca secretário
Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
19/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Para evitar eventuais problemas na área da Saúde em pleno ano de eleição, o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), resolveu exonerar o responsável pela Pasta, Luís Fernando Tofani (PT). Na ótica da administração, é essencial que o cargo seja ocupado por alguém da cidade – o petista é de Campinas –, sobretudo quando o chefe do Executivo partir para a reeleição.

Tofani será substituído pela adjunta do setor, a enfermeira Sheila Serpa (PT), que abriu mão de ser candidata a vereadora para assumir o posto. Ventila-se que o governo também prepara a troca da superintendência do Hospital Dr. Radamés Nardini, hoje sob a gestão de José Alexandre Buso Weiller. O prefeito nega a possibilidade.

Donisete também refutou que haja cunho político na saída de Tofani. “O Tofani voltará para São Bernardo para ajudar a (secretária de Saúde da cidade), Odete (Gialdi)”, justificou o petista, ao minimizar o fato de o ex-titular ser forasteiro. “Não sei de onde ele (Tofani) é, pois quando eu contrato algum profissional, eu vejo sua competência”, pontuou.

Ex-secretário adjunto da Saúde em São Bernardo na gestão de Arthur Chioro (PT), Tofani foi transferido para Mauá depois que a então chefe da Pasta, Célia Bortoletto, foi convidada para ser adjunta de Alexandre Padilha (PT) na mesma secretaria do governo do prefeito da Capital, Fernando Haddad (PT).

Segundo fontes da gestão, a relação de Tofani com o governo sempre foi harmoniosa, mas o Paço viu riscos de que, pelo fato de o petista não ser de Mauá, pudesse ter dificuldades em solucionar com rapidez problemas da área em pleno período eleitoral.

Esta é a terceira vez desde o início da gestão que Donisete troca o comando da Saúde, considerada o calcanhar de Aquiles das administrações. Além de Célia, Lumena Furtado deixou o cargo para acompanhar Chioro no Ministério da Saúde – o petista deixou o posto no fim do ano passado depois que a presidente Dilma Rousseff (PT) cedeu o comando da Pasta ao PMDB na tentativa de conter a já então abalada relação com o partido.

Sobre a troca no Nardini, Donisete foi taxativo. “Se depender de mim, não haverá (mudança)”, assegurou. Ontem pela manhã, no entanto, Buso teve reunião com o prefeito e com a nova secretária de Saúde, no gabinete. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;