Cultura & Lazer Titulo Da região
Paranapiacaba e suas histórias

Livro recém-lançado tem contos da Vila
como inspiração e pode ser vendido no Exterior

Miriam Gimenes
18/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 A Vila de Paranapiacaba fica em Santo André, mas basta chegar ao local para ter a sensação de estar um um ‘universo paralelo’. Seja pela neblina que aparece todas as tardes – afinal, fica próxima à Serra do Mar –, as casas de madeira e sua atmosfera diferenciada, a vila inglesa traz muito mais do que os olhos podem ver. Uma de suas riquezas são as histórias, em sua maioria mal-assombras, herança dos engenheiros ingleses que fizeram sua fundação. E foi baseada nelas que a escritora Carol London escreveu o livro Mistérios da Vila (R$ 37,59 versão impressa e R$ 21,53 o e-book).

Na trama, construída em contos, Rebeca é uma jovem jornalista que está escrevendo uma matéria sobre os contos e lendas urbanas da vila histórica de Paranapiacaba para a revista Subjetiva. A jovem se hospeda na casa da tia Amélia, que enfrenta problemas emocionais e neurológicos. Samuel é o fotógrafo que acompanha Rebeca e, ao longo da história, eles entrevistam a mais antiga moradora da região, fotografam pontos turísticos e acabam se envolvendo profundamente na atmosfera sobrenatural da vila. Juntos, descobrem misteriosa história que coloca em conflito todas as suas crenças.

Qualquer semelhança do enredo do livro com a vivência da escritora não é mera coincidência. Moradora de Bertioga, Carol sempre frequentou Paranapiacaba na adolescência. “Sou apaixonada por esse lugar. Acho a atmosfera de lá muito mística. E toda vez que íamos fazer trilha o guia contava muitas histórias. Comecei a me interessar por este lugar tão fascinante e tão diferente de tudo, mesmo estando em São Paulo.”

Como ela trabalha com audiovisual e produção de cinema, a ideia inicial foi fazer um roteiro. Mas conseguir patrocínio para gravar um filme é um tanto mais trabalhoso e logo percebeu que não seria viável. Começou, então, em 2014, a conversar com moradores locais e a reunir as histórias para composição do livro, que acaba de ser lançado pelo Clube dos Autores e está em negociação para ser publicado pela editora Chiado, de Portugal.

Eles se interessaram, acrescenta, por conta da riqueza que o lugar traz e que pode ficar conhecido não só no Brasil, mas também no mundo. “É uma vila maravilhosa e, de certa forma, que nem muitos conhecem. E é uma história nossa, brasileira. Muitas vezes valorizamos o que é de fora e não reconhecemos que nossa história é magnífica.” Mas é claro que a ideia do filme não foi esquecida. Se houver interesse, mais para frente, ela pretende retomar o projeto.

CENÁRIOS
Uma das histórias que mais chamaram a atenção da autora é da árvore conhecida dos moradores de lá: o pau da missa. Segundo Carol, uma das ‘lendas’ é a de que há um padre enterrado dentro do eucalipto centenário. “Contam que uma moça casada se apaixonou pelo padre da Vila e começou a se insinuar para ele. O marido descobriu, fez uma maldição, o matou e enterrou lá dentro”, explica. E, dizem, a árvore tomou outra função depois do incidente: toda mulher que tocar nela casa e, os homens que o fizerem, passam a gostar de pessoas do mesmo sexo.

Por se tratar de histórias misteriosas, é claro que não falta no livro o Castelinho, que atualmente está em reforma, como cenário de um dos contos. É de arrepiar. Quem quiser comprar a obra basta acessar o site www.clubedeautores.com.br ou www.agbook.com.br. Em breve deve estar nas livrarias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;