Cultura & Lazer Titulo
Homenagem à cultura industrial em Sto.André
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
18/08/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


A cultura das indústrias é tema certo em discussões históricas sobre o Grande ABC. Sua importância é tamanha que Santo André busca valorizar seu legado com o Festival da Cultura Industrial. Em sua segunda edição, a festa que começa hoje - e segue até domingo - conta com atrações musicais e expositivas gratuitas.

Com o objetivo de integrar momentos de lazer com o resgate da temática urbana que caracteriza a cidade e a região, o evento mistura apresentações de artistas independentes com performances de músicos consagrados. Hoje, às 19h, o público poderá acompanhar versão especial do projeto Canja Mix, voltado para bandas de rock de garagem. Durante o evento, são servidas porções de canja no saguão do Teatro Municipal.

Entre as principais atrações do festival está o guitarrista Edgard Scandurra (ex-Ira!), que promete agitar o palco montado no estacionamento do Paço Municipal no domingo, a partir das 18h30.

No show, hits que marcaram o rock nacional da década de 1980 - da qual Scandurra fez parte - e faixas do disco Amor Incondicional (2007). Destaque para a participação especial do cantor e compositor Arnaldo Antunes, com quem tem parceria há mais de dez anos.

Ambos fazem parte de uma época efervescente da música brasileira que ganha destaque também no evento andreense. Para relembrar essa cultura oitentista, será aberta exposição do eterno boy Kid Vinil, responsável também por ministrar a palestra A Geração 80, amanhã, às 19h, no saguão do Teatro Municipal. A mostra fica aberta até domingo e será movimentada também por uma feira do vinil, na qual colecionadores e apreciadores de discos poderão compartilhar a paixão.

O veterano Tom Zé encerra as atividades no domingo, às 20h30, no estacionamento do Paço Municipal. Ao lado de sua banda, ele traz para o município apresentação baseada no álbum O Pirulito da Ciência - Ao Vivo, seu mais recente trabalho lançado neste ano. O repertório deve contar com grandes sucessos de sua carreira, casos de Ui! (Você Inventa), Augusta, Angélica e Consolação, São São Paulo Meu Amor e Companheiro Bush.

Apresentações de Rafael Castro e das bandas Língua de Trapo, Garotos Podres, Orgânica, Golpe de Estado e Made in Brazil completam a programação da festa. s


Projeto traz bandas andreenses
Durante a segunda edição do Festival da Cultura Industrial, bandas independentes de Santo André, previamente selecionadas, vão mostrar seu som por meio do projeto Berço do Rock, uma das vertentes do evento.

Com estilo mais clássico, a banda Nervos intercala músicas autorais e covers de artistas e bandas tradicionais do rock brasileiro, como Raul Seixas, Camisa de Vênus e Ira. Além da faixa-título do CD Canto Alto para Algo Novo, outra que entra no repertório é Madrugada Aidento. "O ‘Aidento' é uma expressão do Ceará. É uma brincadeira. Resolvemos unir a linguagem deles ao nosso som", conta o vocalista e guitarrista Fernando Fox.

A referência nordestina também está presente no rock do grupo Assoma. Sem querer rotular o trabalho, a vocalista Paulinha explica que o grupo gosta de misturar gêneros musicais, com elementos do dance music, groove e baião. E complementa: "Eu diria que é rock, em estado puro e simples, com a liberdade que o estilo sugere".

O assunto fica em família quando se trata da FDR. Formada pelos irmãos Felipe, Diego e Rodrigo, a banda tem mais de dez anos de estrada e pretende trazer um repertório inteiro autoral. "Queremos trazer mensagens boas, desde romantismo até o cotidiano", afirma Rodrigo Schubert. (Marília Tiveron, Especial para o Diário)

Programe-se

Hoje
19h - Canja Mix: Bandas de Garagem - Rock, no Saguão do Teatro Municipal

Amanhã
19h - Abertura da Exposição A Geração 80 (palestra com Kid Vinil)
e da Feira do Vinil, no Saguão do Teatro Municipal
20h - Berço do Rock: banda Reata, no Saguão do Teatro Municipal
21h - Orgânica, no Saguão do
Teatro Municipal

Sexta-feira
20h - Berço do Rock: banda
Assoma, no Saguão do Teatro
Municipal
21h - Garotos Podres, no Saguão do Teatro Municipal
22h - Golpe de Estado, no
Saguão do Teatro Municipal

Sábado
19h - Berço do Rock: Nervos e Poucas Trancas, no Saguão do Teatro Municipal
21h - Língua de Trapo, no Saguão do Teatro Municipal

Domingo
13h - Berço do Rock: Fênix Dreamer e Sexo Frágil, no
Estacionamento do
Paço Municipal
15h - Rafael Castro, no Estacionamento do Paço
Municipal
16h30 - Made in Brazil, no
Estacionamento do Paço
Municipal
18h30 - Edgar
Scandurra com
participação especial de Arnaldo Antunes
20h30 - Tom Zé, no Estacionamento do Paço Municipal

Endereço: Praça 4º Centenário, Centro, Santo André.
Tel.: 4433-0753.
Entrada franca




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;