Setecidades Titulo Descaso
Moradores reclamam de mato alto e acúmulo de lixo em praça na Vila Scarpelli

Segundo vizinhos da área verde, quadra alaga quando chove e pode virar foco de dengue

Leonardo Santos
Especial para o Diário
17/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Moradores da Rua Professor Charcot, na Vila Scarpelli, em Santo André, estão indignados com a situação da Praça Tenente José Borges, tomada pelo mato alto e lixo. Segundo os munícipes, a manutenção l é precária há anos e, quando acontece, não é satisfatória. O asfalto da rua está danificado e esburacado, prejudicando a passagem de veículos.

A equipe do Diário esteve no local e constatou dificuldade ao desembarcar do veículo, uma vez que as calçadas estão tomadas pela vegetação. As árvores estão apodrecendo. As lixeiras não têm sacos plásticos e algumas foram queimadas. Também se nota a falta de manutenção na quadra, que está com os muros pichados e alaga toda vez que chove. Isso deixa os moradores receosos com a possibilidade de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. “Meu sobrinho está com suspeita de dengue e acredito que seja por causa dessa quadra”, reclama a auxiliar de transporte Vera de Souza, 39 anos.

Por conta do abandono, também havia fezes de cachorros em vários cantos da praça, que serve de acesso à Rua Morungaba.

Há 50 anos morando ali, o porteiro Mário Luiz afirma que nunca viu a praça em boas condições. “Sempre foi assim. Saímos de casa e mal conseguimos andar por causa do mato, além da sujeira, que está por toda a parte.”

A esteticista Irene Carvalho, 51, queixou-se diversas vezes à Prefeitura com a esperança de resolver o problema. “É uma burocracia. Meu marido chegou a recolher lixo da praça porque não podíamos deixar daquele jeito”, conta.

“O pior é se deparar com ratos e baratas dentro da nossa casa”, declara a cabeleireira Luísa Lima Toledo, 42. “Quando chove é pior ainda, o lixo se espalha por toda a rua.”

A segurança no local é outra preocupação. Há apenas um poste de iluminação e é comum encontrar documentos e cartões de banco no meio do mato. “Temos medo de sair na rua. Já vi pessoas sendo assaltadas e acredito que os ladrões jogam os objetos aqui. Sempre encontramos”, salienta a auxiliar de enfermagem Leila Mendes. 45.

Com a rua esburacada, está cada vez mais difícil para os motoristas se locomoverem. “Um buraco abriu em frente à minha casa e é um sufoco”, conta a podóloga Emi di Grado, 44. “Além de exigirmos um direito, que é a limpeza da praça, temos que lidar com um asfalto deplorável.”

Procurada, a Prefeitura informou que já existia programação de poda para a área marcada para hoje. Sobre a segurança, a GCM (Guarda Civil Municipal) irá reforçar as rondas no local. Em relação aos buracos, o Departamento de Conservação de Vias fará vistoria nos próximos dias para tomar as medidas cabíveis. Sobre o lixo, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) fará a limpeza hoje. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;