Política Titulo Discurso ameno
Após recusa, Donisete tem cautela sobre Betão na vice

Em reunião do PT, prefeito mauaense pede aval para chapa mista, mas evita citar preferido

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
15/03/2016 | 06:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), pisou no freio sobre a escolha do vereador Alberto Betão Pereira Justino (PTdoB) como seu candidato a vice na eleição de outubro. Ontem à noite, em reunião do diretório do PT mauaense, o petista evitou citar o nome do parlamentar, seu preferido para o posto, e apenas pediu aval da militância para optar por chapa mista.

A postura se dá pela resistência que Donisete enfrentou ao indicar o nome de Betão internamente à cúpula do petismo de Mauá para a dobrada. Além de os correligionários terem alertado que a escolha poderá ser precipitada. Alguns partidos aliados também se mostraram contrários, inicialmente, ao nome do parlamentar.

À militância, Donisete ponderou, sem citar o nome de Betão, que o governo angariou apoio de dez legendas e que é necessária a abertura de espaço na chapa para um dos partidos. Os petistas autorizaram o prefeito a conversar com as siglas e levar a proposta ao crivo do petismo mauaense.

Parte dos militantes concordou com o argumento do governo, mas outra insistiu que o PT de Mauá não pode abrir mão de seguir sendo o único diretório do partido no Grande ABC a sempre optar por chapa pura nos pleitos majoritários.

Caso seja aceito como vice, há a possibilidade de Betão deixar o PTdoB para viabilizar a aliança de Donisete com outras legendas. O prestígio do parlamentar junto à comunidade evangélica, somado ao recall eleitoral do trabalhista – foi candidato a deputado federal – da eleição de 2014 são colocadas na mesa pelo governo para priorizar o nome dele no debate.

“Não discutimos nome (de candidato a vice) porque ainda não temos isso definido. O que ficou certo é que o partido deu autonomia para que Donisete faça essa discussão com os partidos aliados”, ponderou o secretário de Governo, Edílson de Paula (PT), um dos principais articuladores da administração. Além de Betão, o chefe do Executivo tem outros nomes para a vice, como o da vereadora Sandra Vieira (PTdoB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;