D+ Titulo
Macacões para o verão
Por Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
16/08/2009 | 07:07
Compartilhar notícia


Não há como negar: a praticidade do macacão e seu estilo moderninho já fazem parte do look tanto feminino quanto masculino há algumas estações. No próximo verão a peça volta à cena mais uma vez para deixar mulheres e homens cheios de estilo. "O macacão é atemporal e diversos estilistas o colocam com muita versatilidade. A peça, única, é tão prática quanto um vestido, ideal para o dia em que estamos com pressa", afirma a consultora de moda Danielle Ferraz.

Ronaldo Fraga, Ellus, Huis Clos, Simone Nunes estão entre as grifes que apostaram no modelo na São Paulo Fashion Week. Com várias opções de modelagens e tecidos, os macacões caem muito bem tanto em produções formais quanto informais e cabem até no ambiente de trabalho.

No dia a dia, em ocasiões casuais, os indicados são os tomara-que-caia, frente-única e regata. Prefira os de malha e estampados. Nos pés, sandálias baixas, rústicas, rasteirinhas ou de salto anabela. No quesito acessórios, opte por pulseiras largas ou de madeira, que deixam o visual despojado.

Em um ambiente corporativo esqueça as dicas anteriores. Sobriedade é a palavra-chave. Portanto, o melhor macacão é o de alfaiataria, com calças de cortes retos e parte de cima que lembra as camisas. "O sapato mais indicado é o escarpim; não use rasteira", lembra a consultora.

Os modelos de cetim, crepe e outros tecidos finos são as vedetes para usar à noite. São permitidos até em festas, exceto em ocasiões de gala. "Muitos estilistas trabalharam modelos para noite, em materiais brilhantes."

Por alongarem a silhueta, estes modelos são indicados para quase todas as mulheres. Quem está acima do peso deve evitar os que marcam a cintura. Se a peça escolhida for de malha, vale uma avaliação clínica no espelho para evitar que o tecido denuncie e marque as famigeradas celulites.

História - O início do uso do macacão nada tem a ver com a moda, já que antes era adotado somente por trabalhadores braçais, tornando-se uniforme obrigatório em fábricas de munição durante a Segunda Guerra Mundial.

O modelito só passou a fazer parte da indumentária feminina no início do século XX. Na década de 1960 a peça que fez sucesso entre a ala feminina era de algodão, tinha bolsos, abas e fivelas.

Na década de 1970 as jardineiras utilitárias em jeans das marcas norte-americanas Lee e Levi´s, mesmo com modelagens diferentes, eram também chamadas de macacões e muito usadas por jovens.

Também em 1970, foi a vez de uma outra versão: o macaquinho. O modelo mais curto tinha zíper na frente, era confeccionado em malha, em tecidos lisos e estampados. Nos anos 1980 foi a vez de macacões amplos de moletom com abotoamento frontal, lançados por muitas marcas de moda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;