Publicado em sexta-feira, 6 de agosto de 2004 às 22:48

Assalto acaba com três mortos em Santo André


Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC

Incorporar notícia

Três ladrões mortos e dois reféns baleados foi o saldo da tentativa de assalto a uma casa nesta sexta na hora do almoço, na Vila Assunção, em Santo André. Os assaltantes renderam quatro funcionários que instalavam um portão automático na casa e invadiram o local. Operários que trabalhavam em uma obra ao lado da casa viram tudo e chamaram a polícia.

Eram 13h30 quando os três assaltantes chegaram até a residência, na rua Visconde de Mauá, próxima ao Parque Central e ao cemitério da Vila Assunção. O portão estava sendo trocado desde manhã por quatro funcionários da empresa Dal Porta.

O trio, que portava dois revólveres 38 e uma pistola calibre 7.65, anunciou o assalto, rendeu os trabalhadores e invadiu a casa, onde estavam o dentista Mauro Roberto Colleoni, 38 anos, que estava dormindo, a mãe dele, Maria Nilza Delmanto Colleoli, 62 anos, e a empregada doméstica Juvenilda Maria de Lima, 35 anos.

A primeira preocupação do trio foi a de encontrar a chave de uma picape D-20, de propriedade do dentista, estacionada na garagem da residência. Os funcionários não souberam informar onde ela estava guardada.

Irritados, os assaltantes acordaram Colleoni e o renderam, assim como Maria Nilza e a empregada. Os sete reféns foram obrigados a ficar dentro do banheiro ao lado da sala de estar. A porta, que não foi trancada, era vigiada por um dos ladrões.

Os outros dois comparsas passaram a percorrer todos os cômodos da residência à procura de objetos de valor. Chegaram a recolher e a juntar no meio da sala um aparelho de DVD, um conjunto home teather, uma televisão de 29 polegadas e uma câmera fotográfica digital.

O que os bandidos não esperaram era que um vizinho chamasse a polícia. Ao lado do sobrado, pedreiros faziam a reforma de um imóvel e um deles percebeu o roubo e telefonou para o 190.

Quando dois policiais militares chegaram ao local e perceberam a gravidade do caso, pediram ajuda para mais dois colegas. Ao virem os policiais, dois dos ladrões inclinaram uma mesa e fizeram uma espécie de barricada na sala. De acordo com a PM, eles atiraram primeiro e os policiais revidaram. Os dois ladrões tomaram dois tiros no peito cada um e caíram.

O terceiro ladrão, que vigiava a porta do banheiro onde mantinha os reféns, abriu a porta e disparou. O tiro pegou de raspão no braço do funcionário Ariovaldo Andreo Alledo, 47 anos. O ladrão pegou a doméstica Juvenilda e a fez de escudo contra os policiais.

Segundo a polícia, ele estava muito nervoso, com as mãos trêmulas. Ao apontar a arma para a cabeça da doméstica, acabou acertando a clavícula dela. Os policiais aproveitaram esse instante para atirar contra o ladrão, que levou cinco tiros.

Todos foram levados ao Centro Hospitalar Municipal, onde os assaltantes morreram. Eles não portavam nenhum documento e até esta sexta à noite não tinham sido identificados pela polícia. Os dois reféns baleados não correm risco de morte.

Estatísticas – Roubo foi o tipo de crime que mais cresceu em Santo André na comparação deste primeiro semestre com o mesmo período do ano passado. A alta foi de 14,65%, enquanto que no conjunto do Estado hove queda de 2,53%, assim como na Capital, onde a incidência desse crime caiu 2,5%. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Estadual de Segurança Pública há uma semana.

A Polícia Militar atribui o aumento à suposta transferência das quadrilhas de roubo de carro (houve queda de 19,35% na cidade) para outros tipos de crime.



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista