Cultura & Lazer Titulo
Radiohead faz show inesquecível para 30 mil em São Paulo
Carla Navarrete
Do Diário OnLine
23/03/2009 | 16:23
Compartilhar notícia
Marcos Hermes/Divulgação


Acabando com uma espera que se prolongou durante anos, o Radiohead finalmente se apresentou em São Paulo, na noite de domingo, para um público de cerca de 30 mil pessoas que compareceu ao festival Just a Fest. O evento também contou com o retorno do Los Hermanos, que não fazia um show desde 2007, e com o grupo alemão Kraftwerk, precursor da música eletrônica.

Veja fotos do festival

Eram 22h quando Thom Yorke e cia. subiram ao palco montado na Chácara do Jóquei, para deleite dos milhares de fãs que tanto aguardaram a vinda do quinteto britânico ao país. Como foi o caso da publicitária Vivian Aranibar, 28 anos, que acompanha a banda desde a adolescência na década de 1990. "Todo ano era a mesma coisa: davam como certo que eles iam vir, mas nunca se confirmava. Comprei meu ingresso no primeiro dia, não perderia por nada nesse mundo", conta.

Mesmo europeu, o português Alfredo Rebelo, 35, também só conseguiu conferir um show da banda agora que está no país fazendo MBA. "Nunca cheguei a ver uma apresentação deles em casa. Sou fã deles desde o ‘OK Computer' (1997). Não há como passar desapercebido ao som do Radiohead", completa.

Se existe um ponto positivo na demora do Radiohead em vir ao país, é o fato de a banda ter acumulado um repertório extenso, e de qualidade, durante esse tempo. Ao todo, o show contou com 26 faixas. Só de bis foram três, um a mais que de costume.

O grupo abriu o show com "15 Step", do álbum mais recente, "In Rainbows" (2007), que foi tocado na íntegra. Em seguida, emendou outro hit, "There There", de "Hail to the Thief" (2003), indicando que estava por vir uma apresentação arrebatadora.

Apesar de ser um homem de poucas palavras - soltou um ‘obrigado' e um ‘boa noite' em português e falou muito pouco em inglês - Thom Yorke realmente parece um ser de outro mundo, como muitos já chegaram a declarar. Com suas caretas e seu jeito desajeitado de dançar, conseguiu empolgar o público que o acompanhava em uníssono.

A banda fez um apanhado da carreira, se concentrando mais nos últimos álbuns, com músicas como "All I Need", "Idioteque", "The Gloaming" e "Jigsaw Falling Into Place". Mas também incluiu sucessos mais antigos como "Karma Police" e "Talk Show Host", lado B que entrou para a trilha sonora do filme "Romeu + Julieta" (1996). Durante todo o tempo, a atmosfera etérea da iluminação no palco e dos telões tornava a apresentação mais envolvente.

No primeiro bis, o grupo tascou o hit "Paranoid Android", com direito a coro da plateia mesmo após o final da música. Um dos momentos mais emocionantes do show veio logo depois com "Fake Plastic Trees", imortalizada no Brasil como a "música do Carlinhos", por aparecer em um comercial de TV sobre síndrome de Down.

Após um segundo bis levemente morno, a banda retornou uma última vez para o final apoteótico. "Adivinhem qual é essa", disse Yorke antes de começar os primeiros acordes de "Creep", primeiro sucesso da banda que marcou a vida de muitos adolescentes introvertidos lá por meados dos anos 90. Para eles e para o restante, foi um show inesquecível.

Outros shows - Por volta das 18h30, o Los Hermanos subiu ao palco para seu "retorno triunfal", depois de anunciar um hiato "por tempo indeterminado". No repertório, sucessos como "Todo Carnaval Tem Seu Fim", "O Vento", "Cara Estranho", "Último Romance" e "Sentimental" embalaram o público que ainda chegava ao local.

Apesar de bom, o show não foi tão empolgante quanto se esperava para uma banda que não se reunia há quase dois anos. "Eu gostei da apresentação, mas quem já viu Los Hermanos antes sabe que eles são bem melhores que isso", disse o carioca Tiago Braga, 27, que foi ao festival querendo ver tanto o Radiohead quanto a banda nacional.

Já o Kraftwerk fez um apanhado de seus principais clássicos, incluindo "The Man-machine", "Computerworld", "Autobahn", "Radioactivity", "The Robots" e "Musique Non Stop". "Foi um bom show de abertura", disse o analista de suporte Henrique Ferraz, 28, que já havia visto o grupo alemão em 2004 como atração principal de uma das noites do Tim Festival. "Mas nem se comparou com a outra apresentação", completou.

Confira o set list do Radiohead:

"15 Step"
"There There"
"The National Anthem"
"All I Need"
"Pyramid Song"
"Karma Police"
"Nude"
"Weird Fishes/Arpeggi"
"The Gloaming"
"Talk Show Host"
"Optimistic"
"Faust Arp"
"Jigsaw Falling Into Place"
"Idioteque"
"Climbing Up The Walls"
"Exit Music (For A Film)"
"Bodysnatchers"

Bis 1

"Videotape"
"Paranoid Android"
"Fake Plastic Trees"
"Lucky"
"Reckoner"

Bis 2

"House of Cards"
"You and Whose Army"
"Everything In Its Right Place"

Bis 3

"Creep"




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;