Fechar
Publicidade

Política

Publicado em quarta-feira, 9 de março de 2016 às 09:10 Histórico

Em nome da Mobilidade

Aline Pietri/DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

O anúncio de que a Via Anchieta vai ganhar pista marginal de cinco quilômetros, sentido Capital, nas imediações de onde se localizam as instalações da Volkswagen, em São Bernardo, traz esperança aos motoristas que são obrigados a enfrentar os atuais congestionamentos monstros que se formam no local nos horários de pico, especialmente no começo e no fim do dia. As obras, que acabam de receber licença da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), devem estar concluídas em maio de 2018.

Faz tempo que o aumento no volume de veículos que passam pelo trecho – 70 mil a cada 24 horas – demanda o investimento de R$ 80 milhões, a serem custeados pela Ecovias, concessionária que administra as rodovias do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes). Nada mais justo, já que a companhia cobra dos usuários o maior valor de pedágio do Brasil, de R$ 23.

A Mobilidade Urbana é hoje um dos dois principais problemas do Grande ABC, dividindo o topo da tabela das mazelas regionais com a falta de moradias dignas para todos. Com a recente paralisação dos investimentos públicos por causa da crise econômica enfrentada pelo Brasil, que travou a execução de grandes projetos viários no País, o único caminho para fazer as sete cidades voltarem a se movimentar com velocidade e segurança é o da iniciativa privada.

Para que a expectativa não se frustre, e o projeto da construção de cinco quilômetros de via marginal em São Bernardo acabe atrasando ou (o que é muito pior) abandonado, a sociedade e a classe política do Grande ABC devem se manter mobilizadas para o cumprimento dos prazos. De acordo com a Ecovias, os serviços já começaram, embora a reportagem deste Diário não tenha conseguido identificar nenhuma intervenção. Segundo a concessionária, o trabalho mais pesado inicia em 2017. Todos de olho no cronograma. Os usuários da Via Anchieta, especialmente os do trecho urbano são-bernardense, merecem respeito no exercício do seu inalienável direito de ir e vir. 



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC