Esportes Titulo Ramalhão
Santo André mostra outra cara diante do Penapolense

Time abandona agressivo 4-3-3 e adota o tradicional 4-4-2 para ter controle da posse de bola

Anderson Fattori
09/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Já virou rotina no Santo André nesta Série A-2. A cada jogo o time tem uma escalação diferente. E hoje, às 15h, contra o Penapolense, no Estádio Bruno Daniel, além de jogadores, o técnico Luciano Dias resolveu mudar o sistema, abrindo mão do agressivo 4-3-3 para assumir o tradicional 4-4-2, além de fazer duas alterações.

O jovem Carlinhos, 21 anos, cria das categorias de base, será a grande novidade. Ele ganhou a briga com Adriano Apodi e vai substituir Jean, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, na lateral direita. Já a outra mudança é mais significativa, já que o meia Jobson, emprestado pelo Palmeiras, entra na vaga do atacante Gilmar, deixando a equipe com dois articuladores e apenas dois atacantes.

“É importante ter duas opções na articulação para não ficar refém só do Branquinho para armar as jogadas. Estamos estudando o adversário, já que eles mudaram bastante a escalação nos últimos jogos e se vierem lá atrás para marcar precisaremos de jogadores com essas características para ficar com a bola e envolvê-los”, explicou Luciano Dias, que optou por Carlinhos porque marca melhor. “Da maneira como o adversário joga temos de ter alguém com poder de marcação maior. Mesmo em casa, precisamos disso para dar mais liberdade para os jogadores de frente”, acrescentou.

A grande diferença entre as equipes na classificação – o Santo André está na zona de classificação, em oitavo, com 18 pontos, enquanto o Penapolense, na zona de rebaixamento, aparece em 19º, com oito – não ilude o treinador. “Adversário vem de sequência muito ruim (quatro derrotas consecutivas), mas, no papel, tem jogadores de qualidade. Em casa temos de propor o jogo, ficar com a posse de bola, neutralizar os pontos fortes do adversário e ter a tranquilidade de saber o que fazer para vencer a partida”, disse Luciano Dias.


PENAPOLENSE

O time de Penápolis tem sofrido muito com os desfalques por contusão. O principal deles é o atacante Fio, que está descartado para o jogo de hoje. Em contrapartida, o zagueiro Ricardo e o experiente volante Rodrigo Souto estão de volta ao time titular.


Carlinhos celebra ‘oportunidade da vida’


Carlinhos chegou ao Santo André no fim de 2008. De lá para cá, passou pelas categorias de base, disputou Copa São Paulo, Paulista Sub-20 e há pelo menos três anos integra o elenco profissional, aguardando uma oportunidade. Ela apareceu e o lateral-direito espera corresponder à confiança depositada pelo técnico Luciano Dias.

“Essa é maior oportunidade da minha vida. Estou esperando essa chance desde aquela partida contra o Juventus, pela Copa Paulista (em 2014, quando teve a única chance como titular, mas atuou improvisado na lateral esquerda e o time perdeu por 3 a 0), então estou bem preparado para esse jogo”, ressaltou Carlinhos, que garante vida dura para o Penapolense. “Conheço o gramado do Bruno Daniel há quase oito anos e eles vão sofrer bastante para jogar aqui contra nós.”

O jogador encarou com naturalidade a opção do treinador, mesmo tendo como concorrente Adriano Apodi, que chegou ao clube prestigiado por ter sido eleito o melhor lateral-direito do Campeonato Baiano do ano passado, mas acabou perdendo espaço no elenco.

“Estava trabalhando bem forte, com a ajuda dos companheiros que não vinham sendo utilizados e tinha o apoio da minha família. Sempre conversava com o Luciano e esperava por essa oportunidade. Tenho de aproveitar ao máximo”, finalizou o jogador.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;