Cultura & Lazer Titulo
Em show, Lulu Santos antecipa 'Acústico MTV II'
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
06/08/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


Em 2000, o cantor e guitarrista Lulu Santos experimentou o formato acústico pela primeira vez. Aproximadamente dez anos depois, o carioca se prepara para cair na estrada em versão desplugada novamente. Amanhã no HSBC Brasil ele dá, em São Paulo, o pontapé inicial na turnê Lulu Santos Acústico MTV II, antecipando em cerca de dois meses a exibição do programa na emissora musical e, consequentemente, a chegada de CD e DVD nas lojas.

Inspirado por projetos bem-sucedidos de músicos gringos na matriz da MTV, nos Estados Unidos, o guitarrista foi um dos artistas brasileiros a embarcar na onda das versões especiais. A empreitada resultou em um dos produtos mais rentáveis da carreira de Lulu, cujo primeiro disco de estúdio data de 1982. "Nêgozim se amarra numa roda de viola, deve ser isso, suponho", arrisca o cantor sobre o sucesso da empreitada.

O retorno ao formato reúne os lados B mais antigos e também a intensa produção no período que separa os dois álbuns. "Nos dez anos desde o primeiro gravei oito discos, já tem um monte de coisa pra rever", justifica o guitarrista. "Depois, violão é bem mais leve que guitarra no ombro do ser. É muitíssimo menos estressante: não há amplificadores, pedais, cabos, caixas, coisas para quebrar ou, sobretudo, volume excessivo. Por fim, as pessoas a-do-ram", simplifica a receita.

Entre as músicas revisitadas estão Dinossauro do Rock, Minha Vida e Brumário. Como é de praxe nesses especiais, ele recebe convidados. Marina de la Riva faz com ele dueto em Adivinha o quê?. A cantora, que já fazia cover da canção em seu show solo, colaborou com uma tradução em espanhol para o hit. "Além de cantar divinamente e ser linda, Marina é semicubana. A versão lhe seria natural, e foi", diz Lulu. A cantora participará do show de amanhã.

O baixista Jorge Ailton, que lançou o álbum de estreia este ano pelo selo de Paula Toller, também integrou a empreitada a convite de Lulu. "Ele tem imenso talento e sensibilidade. É ele minha aposta de artista novo no cenário pop", arrisca.

Em tempos em que a música digital tem provocado mudanças de comportamento, Lulu prefere não falar de expectativas de vendagem para o novo álbum. "Olha, eu sei responder sobre música, arte. Comércio e indústria deixo nas competentes mãos do grupo que me representa no mercado", desvencilha-se.

Lulu Santos - Show. Amanhã, às 22h. No HSBC Brasil - Rua Bragança Paulista, 1.281, São Paulo. Tel.: 4003-1212. Ingr.: R$ 80 (setor 3) a R$ 160 (camarote).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;