Política Titulo Mauá
Orosco deixa Sandra desconfortável no PMDB

Crítica do dirigente à vereadora fortalece plano B da peemedebista caso Vanessa desista do páreo

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
17/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Críticas feitas pelo presidente do PMDB de Mauá, José Calos Orosco Júnior, para a vereadora do partido Sandra Vieira tem deixado a parlamentar desconfortável na legenda.

Na semana passada, Orosco disse ao Diário que Sandra “faz joguinho para se valorizar” dentro do partido quando cogitou se filiar em outra sigla caso a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) desista da disputa majoritária de outubro. A peemedebista disse priorizar reeleição à vereança e apoio à deputada, mas não descartou adesão à campanha do prefeito Donisete Braga (PT). Nos bastidores, a peemedebista é tida como possível parceira de chapa do petista. Para isso, migraria para o PSB, que hoje vive dilema sobre se apoia o PT ou filia o deputado estadual Atila Jacomussi (PCdoB).

Incomodada nos bastidores, publicamente Sandra buscou amenizar a situação. “Eu estou bem no PMDB e gosto do partido. Conversei com a Vanessa e com o Leonel (Damo, ex-prefeito e pai da parlamentar) e eles não demonstraram incômodo com nada”, ponderou Sandra, ao ressaltar, porém, que tem boa relação com os socialistas e que já recebeu convites do PTdoB e do PSDB.

O PMDB já assegurou que Vanessa voltará a disputar o Paço de Mauá. Nos bastidores, ventila-se que a parlamentar poderia desistir da corrida para se dedicar ao mandato na Assembleia Legislativa e às duas filhas (uma recém-nascida).

Para evitar debandada de aliados às vésperas da janela partidária (período para que vereadores troquem de partido sem correr o risco de perder o mandato), Vanessa chegou a reunir os peemedebistas para garantir que vai figurar as urnas em outubro. Além de Sandra, o partido conta com o vereador Jair da Farmácia, que também estaria procurando plano B caso a deputada decida não participar do pleito. 

Governistas voltam a derrubar vetos de Donisete

A base governista em Mauá voltou a derrubar vetos do prefeito Donisete Braga (PT) a projetos considerados inconstitucionais. Na sessão de ontem, os parlamentares reverteram a decisão do petista de barrar quatro propostas e avalizaram as medidas. 

Um dos projetos é de autoria do vereador Admir Jacomussi (PRP), pai do deputado estadual e pré-candidato oposicionista ao Paço Atila Jacomussi (PCdoB), que estipula prazo para a emissão de alvarás de construção e de habite-se às construções particulares. 

Embora da base de sustentação ao governo, parlamentares já haviam derrubado vetos de Donisete a projetos enquadrados como vício de iniciativa, ou seja, que geram custos ao erário – competência exclusiva do Executivo. Por conta disso, o prefeito anunciou que entrou na Justiça com Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) para tentar revogar as medidas vetadas que, posteriormente, foram promulgadas pela Câmara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;