Política Titulo São Caetano
Convidado pelo PTB, Bonome diz avaliar oferta de PEN e PSB

Secretário de Governo em S.Caetano, hoje no PMDB, pode ir para a sigla de Gilberto Costa

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
17/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Convidado há duas semanas para ingressar no PTB de São Caetano, o secretário de Governo da administração de Paulo Pinheiro (PMDB), Nilson Bonome (PMDB), revelou avaliar proposta de filiação de outros dois partidos, o PEN e o PSB. O primeiro é comandado atualmente pelo ex-vereador Gilberto Costa, que assegura que será candidato ao Paço em outubro. A segunda legenda integra atualmente a base do prefeito e briga para ocupar a vice do peemedebista.

A entrada de Bonome no PTB, nos bastidores, era tida como certa para fortalecer a ala pró-Pinheiro dentro do partido. No dia 4, o presidente do PTB paulista, o deputado estadual Campos Machado, anunciou que a sigla terá candidato próprio ao Palácio da Cerâmica e que a decisão “não tem volta”. Aliados do prefeito na legenda, entretanto, tentam enfraquecer o discurso e ainda falam em integrar a aliança do peemedebista.

Bonome disse não descartar ida para o PTB, mas citou que tem alternativas ao convite de Campos. “A minha prioridade (de escolha partidária) é a reeleição do prefeito. O que for bom para o projeto, eu farei (a mudança partidária)”, garantiu o hoje peemedebista.

A possível ida de Bonome para o PEN atingiria diretamente a candidatura de Gilberto a prefeito. Apesar de carregar histórico de desistência nas disputas majoritárias, o ex-parlamentar tem dito que participará do processo desta vez. No ano passado, se reuniu com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e ensaiou aproximação com os petistas, o que não teria vingado. No PEN, Bonome também contaria com projeção eleitoral para se cacifar como candidato a deputado federal pela legenda em 2018. “A projeção é o cenário atual, da eleição municipal”, despistou, ao acrescentar que decidirá somente no mês que vem.

Já a conversa com os socialistas é conduzida pelo próprio presidente do PSB paulista, o vice-governador Márcio França. A sigla, que hoje possui dois vereadores e comanda a Secretaria de Esportes e Turismo, ainda não está fechada com Pinheiro para o pleito de outubro, o que ocorreria com a ida de Bonome.

UM A MENOS
Líder de governo na Câmara e potencial candidato a vice na chapa de Pinheiro, Jorge Salgado (Pros) avaliou que a postura do PTB em anunciar projeto isolado na briga pelo Paço tira o partido da disputa interna pela vaga de número dois na chapa do prefeito. “(A decisão do PTB em ter candidato próprio) Enfraquece a sigla na briga pela vice, pois já falam em outro projeto diferente do governo”, analisou.

No PTB, o presidente da Câmara, Paulo Bottura, era cogitado como possível parceiro de chapa do prefeito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;