Economia Titulo
Fed permanece dependente de dados em decisões de política monetária, diz Dudley
12/02/2016 | 15:21
Compartilhar notícia


O presidente regional do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Nova York, William Dudley, disse hoje que observa atentamente os riscos criados pela forte volatilidade nos mercados financeiros. Ele no entanto, não quis comentar se eles alteraram significativamente a perspectiva para a economia dos Estados Unidos.

"A economia dos EUA está em boas condições" e ainda tem "um pouco de impulso" para seguir crescendo, disse, alertando, no entanto, que o que acontece nos mercados financeiros e nas economista de outros países será levado em conta na hora de decidir sobre o rumo dos juros.

O dirigente ainda reiterou que as decisões serão guiadas com base nos indicadores disponíveis, o que significa que não pode dizer, no momento, se as turbulências dos últimos dias alterarão sua visão sobre o que pode acontecer com os juros.

O tom ligeiramente otimista de Dudley reforça a mensagem dada pela presidente do Fed, Janet Yellen, em depoimento ao Congresso nos últimos dois dias. Yellen disse esperar que a economia cresça e que o Fed possa elevar os juros gradualmente.

Ainda assim, ele notou que houve um "aperto significativo" nas condições financeiras recentemente. O dirigente disse também acreditar que é muito cedo pensar em estímulos como juros negativos.

"Acredito que ainda é muito cedo para ter esse tipo de conversa. A economia norte-americana está em boas condições", disse Dudley, acrescentando que ainda há muitas outras ferramentas passíveis de serem utilizadas antes de recorrer a esse tipo de estímulo.

Ele ainda acrescentou que setores-chave da economia norte-americana, como o de moradia, parecem estar em boas condições. "O sistema financeiro também está visivelmente melhor, com bancos mais capitalizados e liquidez maior do que nos anos antes da crise financeira", disse. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;