Automóveis Titulo Antigo
Centenário no Grande ABC

Montada em 1974, réplica do modelo 1914 do Stutz Bearcat faz sucesso pelas ruas da região e até na TV

Vinícius Claro
Especial para o Diário
12/02/2016 | 07:00
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André Henriques/DGABC


 O Grande ABC é casa de um carro centenário, que dificilmente você ouviu falar. Stutz Bearcat. Pois é, a lenda norte-americana trata-se de um carro de corrida que enfeitou as pistas e ruas entre 1914 e 1924 e de 1931 a 1934. Mas, calma! O modelo das fotos é uma réplica, construída em 1974 pelo técnico industrial de máquinas e motores Rodolfo Bentim, 66 anos, e seu irmão João Antônio Bentim, 64 – ambos de São Bernardo.

O projeto começou em 1969, quando os dois irmãos vinham de Moema (na Capital) até a então ETI (Escola Técnica Industrial) de São Bernardo para as aulas de curso técnico. O meio de transporte era um Fiat 525 S, muito bem cuidado, mas consumia muita gasolina: 2 km/l.

Com base em uma miniatura do modelo Stutz Bearcat (1914) – um conversível esporte de dois lugares com motor Wisconsin 6,4 litros de 60 cv e quatro cilindros – os irmãos fizeram o desenho inicial e projetaram a construção do veículo.

Peça por peça, do chassi ao acabamento, a réplica foi montada (por eles) e ficou pronta cinco anos depois. No entanto, só em 1975 conseguiu rodar pela primeira vez. Rodolfo conta que a documentação demorou nove meses para ficar pronta.

Desde a montagem do veículo só foi necessária uma única alteração. A mecânica original utilizada era de um Hillman de 1.100 cilindradas, mas há 12 anos Rodolfo fez a troca pela de um Opala, usando seu motor (2.5), câmbio (automático) e diferencial. Pesando apenas 480 quilos, a relíquia “é um canhão”, afirma Rodolfo. Mesmo com a roda grande, que diminui o torque, o carro tem boa arrancada e vai bem em subidas, garante ele. Para se ter ideia do fôlego, chega a 180 km/h de velocidade máxima.

CENTRO DAS ATENÇÕES
Como brasileiro é apaixonado por carro, não faltam olhares em meio ao trânsito. Mais que isso, sobram também propostas. “Já me ofereceram quantias em dólar que ultrapassaram a casa de R$ 1 milhão”, conta ele, que enfatiza não ter a mínima intenção de vender seu Stutz. Até porque essa raridade também é fonte de receita...

Sim. Talvez você não tenha se dado conta, mas a caranga já apareceu em comerciais de TV (como da marca de cigarros Hilton), clipes para o programa Fantástico e nas novelas Anarquista Graças a Deus e Cabocla, da Rede Globo. Além disso, já foi alugado para mais de 250 casamentos. Hoje, o dono cobra R$ 1.000 a diária.

E Rodolfo conta que nunca fez propaganda para conseguir tais contratos. Todas as vezes que fechou algum negócio foi após abordagem na rua. “Se eu quiser arrumar alguma coisa é só sair de casa, pois o carro chama muita atenção”, brinca.

Além da réplica do Stutz Bearcat, Rodolfo possui três Subaru Vivio (todos 1995), um Honda Civic CRX (1993) e um Honda Accord (1994). Seu próximo projeto é montar um Carver Europe, mas ainda está procurando peças para mexer na parte mecânica.




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