Política Titulo Editorial
O recado do reverendo
Do Diário do Grande ABC
11/02/2016 | 08:31
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


A postura e a coragem de determinadas lideranças contribuem para iluminar o debate público e pressionar as autoridades a agirem em prol do bem-estar da comunidade. Neste sentido, a chegada do bispo dom Pedro Carlos Cipollini ao comando da Igreja Católica no Grande ABC, há menos de um ano, tem alimentado de forma positiva e propositiva a discussão dos problemas que afligem as sete cidades. O líder religioso voltou a se destacar ao associar a carência de programas de saneamento básico aos políticos que só se interessam pelo poder.

“Muitas vezes, o político prefere construir ponte, viaduto, porque sistema de esgoto não é visível, não dá voto”, criticou dom Pedro, escancarando a hipocrisia que reina na definição das prioridades dos governos municipais, estadual e federal. Quem conhece a realidade das sete cidades, onde boa parte da população não tem acesso à água tratada e convive com o esgoto correndo a céu aberto, sabe que o bispo diocesano está coberto de razão.

Faz tempo que os moradores do Grande ABC não veem ser inaugurada obra de saneamento básico importante. Pelo contrário. Parcela considerável do investimento no setor está sobrestada, à espera de verbas que nunca chegam. Os administradores, em vez de buscarem alternativas à escassez de recursos externos, já que foram eleitos exatamente para isso, optam por subterfúgios verbais, transferindo a responsabilidade para outras esferas de governo. Como se os culpados pela situação fossem as próprias vítimas.

A exemplo do que fez Paulo, o principal propagador da mensagem de Jesus Cristo, conforme se pode ler na Segunda Carta a Timóteo, Dom Pedro tem combatido o bom combate desde que foi nomeado para conduzir os católicos do Grande ABC. Ao se colocar ao lado da comunidade, botando o dedo nas feridas que incomodam e expõem os poderosos de plantão, o bispo diocesano de Santo André opta pela ação transformadora em vez de se acomodar na reclusão monástica tão tranquila quanto estéril. Que os políticos da região fiquem atentos ao que diz Vossa Excelência Reverendíssima.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;