Palavra do Leitor Titulo Palavra do Leitor
Diversão com responsabilidade
Diário do Grande ABC
07/02/2016 | 11:38
Compartilhar notícia


Carnaval é festa bonita, de boas energias e de pessoas querendo celebrar e se divertir. Maratona de quatro dias, ou até mais em alguns casos. Haja fôlego. Mas para aproveitar o período de Folia de forma saudável é fundamental evitar exageros, manter-se hidratado e, principalmente, prevenido. A dica vale para todos os dias do ano, mas o período é propício para abordarmos dois problemas de Saúde pública da maior seriedade: o excesso no consumo de bebidas alcoólicas e o sexo desprotegido. Uma coisa pode, inclusive, levar a outra, potencializando o perigo.

Beber como se não houvesse amanhã é péssima ideia. Faz mal ao organismo e pode causar enjoo, náuseas, enxaquecas, diarreia e até mesmo o coma alcoólico, quadro extremamente grave que põe a vida em risco.

Lembrando que a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de apenas duas doses diárias de bebida alcoólica para homens e de uma para mulheres. O alcoolismo é a segunda causa de morte evitável em todo o mundo, atrás apenas do tabagismo. E, no Carnaval, não é preciso beber todas para se divertir. E, nunca é demais lembrar: se beber, não dirija de jeito nenhum. A ingestão excessiva de álcool pode também implicar alterações comportamentais, como o sexo sem camisinha, com risco de gravidez indesejada e outras consequências como infecção por HIV, vírus da Aids, e outras sexualmente transmissíveis, a exemplo de sífilis, gonorreia e até mesmo hepatites B e C.

Quanto à Aids, é importante termos claro que a doença ainda não tem cura, tampouco vacina. Embora os tratamentos hoje disponíveis sejam altamente eficazes, fazendo com que o paciente infectado possa conviver por décadas com o vírus, os efeitos colaterais da terapia antirretroviral são inúmeros.
Para quem vai viajar, algumas dicas são importantes. A primeira delas é colocar a caderneta de vacinação em ordem. Em tempos de dengue, chikungunya e zika vírus, é recomendável que quem for ao Nordeste brasileiro faça uso de repelentes, atentando-se sempre às instruções dos fabricantes. Em razão da associação já comprovada entre zika e microcefalia (má-formação em recém-nascidos), sugerimos que as gestantes adiem, se possível, a viagem a Estados do Nordeste, especialmente a Pernambuco. Ainda nas viagens, é preciso cuidar da alimentação, evitando lanches feitos com maionese ou ovos e comidas muito pesadas com as quais não estamos acostumados, evitando, assim, risco de intoxicação alimentar, além de usar protetor solar e bonés para se proteger do Sol.

E, não menos importante, se for pular este Carnaval encontre momentos para descansar o corpo, pelo menos oito horas por dia, recuperando, assim, a energia para o dia seguinte.

David Uip é médico infectologista e secretário de Estado da Saúde de São Paulo. 

Palavra do Leitor

Onde?

Assim como eu, os leitores não gostariam de saber onde o inominável – alma mais honesta da face da Terra – está curtindo o Carnaval? Seria no triplex, tipo, Minha Casa, Minha Vida? Seria no sítio dos amigos do rebento, libando alguns dos melhores vinhos da adega trazida de Brasília por caminhão climatizado, quando a ex-excelência deixou a Presidência? Ou seria no ‘coração do povo’?

Aparecida Dileide Gaziolla

 São Caetano

Resposta 

 Em atenção à carta do leitor Mancha Gomes (É fácil falar..., dia 5), a Secretaria da Segurança Pública esclarece que a Pasta não é a responsável pelas penitenciárias estaduais nem pela Fundação Casa. 

 Secretaria da Segurança Pública

Não vi 

 Demostro a minha indignação porque houve reunião na escola do meu filho, que está no 4° ano do Ensino Fundamental, e notei que a Prefeitura de Santo André ainda não mandou nenhum material escolar das crianças. Isso é uma vergonha! E o uniforme também não veio. Os responsáveis falaram que não tem previsão de quando serão entregues. Por ser moradora da cidade e pagadora de meus impostos em dia, acho uma vergonha não haver nenhum recurso para isso.

Juliane Rodrigues 

 Santo André

Mosquito 

O mosquito Aedes aegypti pode acabar com a Olimpíada no Brasil. O pavor está se espalhando no planeta e o País pode ter Olimpíada apenas para brasileiros. Não acredito que nações desenvolvidas que não tenham as doenças causadas pelo mosquito deixarão seus atletas e contribuintes arriscarem-se num país que tem essa fama. Lembro-me que o ex-governador José Serra retirou os pouco eficientes ‘fumacês’ de circulação. E a população, em sua maioria, não colabora. O que pode acontecer é que países e seus atletas e até o público não venham para a competição e que tenhamos evento falido. Assim, as obras faraônicas e inacabadas serão, igualmente às da Copa, focos de mais doenças. Estamos a uns 180 dias de evento que pode ser o maior fiasco esportivo mundial desde a Grécia Antiga.

José Eduardo Zago

Mauá

No sítio tem

 Por que será que no suposto sítio de Lulla tem imagem do ‘Cristo Redentor’? Será que é para serem protegidos de mal olhado? Ou quem sabe para que as falcatruas descobertas pela Lava Jato não chegassem a esse retiro particular da ‘Famiglia ABC’, protegida pela imagem de quem os comunistas sempre negaram idolatrar? 

Beatriz Campos

 Capital

Matemática 

A reforma daquele triplex no Guarujá, litoral de São Paulo, que não pertencia à família Lula da Silva e que ninguém sabe por que foi feita, custou R$ 777 mil, e Lula visitou aquele sítio em Atibaia, interior paulista, que também não lhe pertencia, 111 vezes. Se dividir 777 por 111 dá sete e sete é conta de mentiroso – a conta de Lula.

Ronaldo Gomes Ferraz

 Rio de Janeiro

Pedaladas

De acordo com o que se informa, Dilma Rousseff volta a desafiar a Lei de Responsabilidade Fiscal como também o TCU (Tribunal de Contas da União) dando novas pedaladas. Má-fé – ou certeza de impunidade – e mesmo ato oprobrioso fazem com que a presidente e seus chegados ministros repitam essa manobra ilícita, ‘pagando’ as antigas pedaladas com novas e indecorosas pedaladas. Esta economista que nos representa parece que gazeteou nas aulas que ensinaram que com o dinheiro dos outros não se brinca.

Leila E. Leitão

 Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;