Cíntia Bortotto Titulo Ambiente corporativo
Você sabe trabalhar em equipe?
Cíntia Bortotto*
08/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Sabia que o desempenho da sua empresa pode melhorar muito com o trabalho em conjunto? Saber trabalhar em equipe é uma competência fundamental para quem quer ter sucesso no mercado de hoje. E saber liderar nesse contexto também é fundamental.

Com quadros cada vez mais enxutos em termos de pessoal – com a crise vemos esta realidade se apertar ainda mais – e com áreas muito mais interconectadas, seja por atividades, seja por projetos, as pessoas precisam saber trabalhar bem conjuntamente e uma das consequências mais importantes desta conquista é que você tem resultados melhores em termos de produtividade, inovação e clima organizacional.

Você como líder sabe estimular o trabalho em grupo da sua equipe? Seguem algumas dicas para você não errar:

1– Reconheça na equipe o que cada integrante tem de bom.

2 – Estimule que um integrante peça ajuda ao outro quando se tem um projeto importante para ser entregue. Mesmo que não seja pessoa corresponsável pelo projeto, se ela tem a competência para ajudar pode colaborar.

3 – Diminua os ‘feudos’ ou territórios; mostre que todos podem aprender uns com os outros. Independentemente de idade, experiência ou formação, podemos aprender com os mais simples, basta termos abertura para isso.

4 – Dê o exemplo, trabalhe bem com seus pares, valorizando-os e mostrando respeito.

5 – Reconheça quando um trabalho em equipe deu certo.

6 – Crie metas grupais ou da equipe e não individuais.

7 – Esteja atento aos sinais da equipe e resolva eventuais conflitos, não procrastine, resolva-os se surgirem através de feedbacks genuínos e verdadeiros.

Do ponto de vista do funcionário, o fato de desenvolver esta competência pode ajudá-lo a entender seus pontos fortes e não encarar suas limitações ou oportunidades de desenvolvimento como algo que o deprecie. Você ter a capacidade de reconhecer que o outro tem algo melhor e que pode ajudá-lo contribui, por meio da humildade, a valorizar o outro e o trabalho em equipe, sem ter que se desvalorizar. Reconhecer o outro e obter trabalho melhor por esta atitude trazem resultados, satisfação e de alguma forma vão desenvolvendo a maturidade.

E o trabalho em equipe pode acrescentar muito a você, porque:

– Você aprende que nem sempre tem que ter resposta para tudo e que sua resposta pode ficar mais completa com outro olhar;

– Nesse contexto, a criatividade e a inovação ficam favorecidas;

– O clima organizacional torna-se infinitamente mais agradável.

Isso sem falar que a soma de todas as partes em geral dá para a empresa muito mais que adição, já que há troca e construção conjunta, o que é impossível de se fazer sozinho. Eu diria que quando trabalhamos em equipe, nos multiplicamos!

Se já trabalha bem em equipe, uma competência muito importante para seu sucesso já está desenvolvida. Se ainda precisa melhorar fique atento às dicas! Siga confiante e boa sorte!

* Cíntia Bortotto é consultora em RH, psicóloga pela PUC-SP, especialista em recursos humanos pela FGV, em Dinâmicas de Grupo pela Associação Brasileira de Dinâmicas de Grupo, com MBA em Gestão de Negócios, também pela FGV. Como executiva de sucesso, atuou em grandes empresas como Otis, Unilever e Bombril - www.cintiabortotto.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;