Automóveis Titulo Ares de cupê
Ares de cupê

Em busca de mais participação no mercado de SUVs, Mercedes-Benz lança, neste mês, GLE Coupé e GLC

Vagner Aquino
05/02/2016 | 07:09
Compartilhar notícia
Divulgação


 O mercado de veículos não vive sua melhor fase no Brasil, mas as montadoras não desistem de lançar suas novidades e engrossar a lista de modelos disponíveis em seus portfólios. A última delas foi a Mercedes-Benz, que traz ao Brasil (a partir deste mês) o novíssimo GLE Coupé. O único concorrente direto do BMW X6 usou a mesma receita: a parrudez dos SUVs aliada ao visual com ares de cupê.

Seu design divide opiniões. Mas o conjunto ficou bem interessante. A frente segue os padrões dos demais integrantes da marca, com faróis de cantos arredondados e grade protuberante. Já a traseira tem lanternas horizontais unidas por friso cromado. Mas o que mais chama atenção é a linha de cintura alta, que deixa a área envidraçada mais achatada. Porém, nada que comprometa a visibilidade.

Na mecânica, o novato tem motor 3.0 V6 biturbo (a gasolina) de 333 cv (com 48,9 quilos de torque) atrelado ao novo câmbio automático de nove velocidades 9G-tronic. Para dar gás extra, o grandalhão traz como item de série o Dynamic Select, que permite ao motorista escolher entre cinco modos de direção. A maior parte do trajeto do test-drive, dirigimos no modo Sport. As respostas aos comandos do acelerador são, quase, imediatas. Sim, muda tudo, desde a pegada do volante até a suspensão – que rebaixa automaticamente para dar ainda mais agressividade.

Por R$ 415,9 mil a versão ‘básica’ do GLE tem teto panorâmico, ar-condicionado com três zonas, aviso de pressão dos pneus, air bags para todos os lados (são sete), controle de tração, estabilidade e velocidade em descidas, freio de estacionamento elétrico e sistema multimídia com tela central de 8”. A gafe é, ainda, não ser touch screen. Mas uma espécie de mouse (no console central) ajuda na interatividade.

O GLE Coupé com pacote Night sai por R$ 425,9 mil e acrescenta à lista itens como capa dos retrovisores externos, grade do radiador e spoiler inferior em preto brilhante. Dentro, os bancos esportivos são cobertos por couro Nappa (quatro opções de cores) e o sistema de som é mais potente – são 14 alto-falantes.

E, durante o Top Night (na quarta-feira) a marca apresentou o esportivaço Mercedes-AMG GLE 63 4MATIC Coupé. Nele, o V8 biturbo de 5,5 litros gera nada menos que 557 cv. De acordo com o gerente de produto automóveis Evandro Bastos, chega até o fim do primeiro trimestre custando R$ 649 mil.

Em duas versões, GLC parte de R$ 222,9 mil

Antes de falar do GLC – que foi a outra novidade do evento de lançamento –, melhor explicar a nova nomenclatura da Mercedes-Benz. Apesar de quase todo novo, ele nada mais é que o antigo GLK. Sim, a partir de agora, a Mercedes-Benz decidiu usar ‘GL’ para especificar a categoria SUV e a última letra em alusão à plataforma do modelo. No caso, GLC, deriva do Classe C, GLE (antes ML) do Classe E, GLA, vem do Classe A e por aí vai...

Bom, o fato é que, no concorrente de Audi Q5, BMW X3 e Discovery Sport, o motor oferecido nas duas versões (250 e 250 Sport, de, respectivamente R$ 222,9 mil e R$ 264,9 mil) é o 2.0 a gasolina de 211 cv e 35,7 mkgf já usado no Classe A e CLA, por exemplo. O câmbio é o novo automático de nove velocidades e a tração é integral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;