Política Titulo Editorial
Cenário real
Por Do Diário do Grande ABC
04/02/2016 | 09:26
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


Os restos das bombas de gás lacrimogêneo largadas pelo chão reavivam na memória dos moradores do Parque São Bernardo as imagens da batalha campal da véspera, quando policiais militares, guardas-civis municipais e manifestantes se enfrentaram após sucessão de erros ocorrida em ação para desapropriar área ocupada por cerca de 70 famílias.

Se na véspera o cenário era de guerra, ontem descortinou-se a imagem real de um ponto esquecido pela administração pública e no qual famílias inteiras tentam sobreviver, mesmo que tenham de superar falta de condições mínimas de habitação, como saneamento básico e coleta de lixo inexistentes ou esgoto que serpenteia a céu aberto pelas ruas e invade os barracos.

O Parque São Bernardo, como disse um morador à equipe de reportagem deste Diário, é lembrado pela classe política somente no período de campanha eleitoral e, posteriormente ao pleito, rapidamente condenado ao esquecimento.

Um dia após o conflito, lamentações e vontade de recomeçar a vida dominavam as conversas. Barracos que, segundo a administração municipal, estavam desocupados, viraram montes de entulho. Pessoas, que desmentem a versão oficial, se aninhavam em espaços cedidos por vizinhos e, da forma que era possível, tentavam encontrar forças para superar mais um infortúnio.

Este jornal tem consciência de que invadir é ato ilegal e passa longe de ser solução para o problema da habitação. Tema que foi escancarado em primorosa reportagem no domingo e que revela a existência de 100.062 famílias em situação precária de moradia nas cidades do Grande ABC.

Entretanto, também não é conivente com ações pautadas pela truculência ou violação de direitos. Antes de derrubar o que foi erguido com toda a sorte de sacrifícios, o Poder Executivo deveria ter notificado aqueles que ali estavam. Documento de reintegração de posse não pode, jamais, ser substituído por disparos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;