Memória Titulo Memória
Poesia no Carnaval 1986 de Santo André

Moçada da velha guarda do Carnaval de Santo André...

Por Ademir Medici
03/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Moçada da velha guarda do Carnaval de Santo André. Recordamos os desfiles de 1986, realizados na Avenida Dom Pedro II. Tempo do prefeito Newton Brandão e do secretário Durval Daniel. Do palanque das autoridades eles aplaudem a passagem da galera.

Escolas de samba: Estação Primeira de Utinga, Leões do Vale, Mocidade Fantástica de Vila Alice, Ocara Clube e Raízes do Jardim Santo Alberto.

Blocos: Bafo da Onça do Ocara, Bar da Ana, Beleza Pura, Leões do Vale e Jardim Santo Alberto.

Trinta anos depois, Memória destaca a criatividade do enredo apresentado pela Estação Primeira, A Semente da Vida, baseada no livro Doze Portas, de Maria Antonieta Pincerato Carreira – um livro de poesias de autora do Grande ABC.

E como seria bom se o exemplo de prestigiar os autores do Grande ABC fosse regra e não exceção!

A Estação ganhou o Carnaval 1986, pelo menos no Júri Popular, mas não levou, como se verá. E por onde anda a poeta Maria Antonieta? O Bar da Ana, prossegue?

LEMBRANÇA

Alô, alô, novos dirigentes do Carnaval andreense. Em honra à memória, coloquem em pauta uma homenagem póstuma ao jornalista Luiz Sarmento. Foi ele quem comandou o Carnaval da cidade nos anos de outrora.

Denis Santos, mestre de cerimônias dos desfiles do Carnaval deste ano de 2016: ajude a lembrar do Luiz Sarmento para que você possa ser lembrado daqui a 30 anos. Hoje você é notícia. E amanhã, lembrarão do seu trabalho?

Diário há 30 anos

Domingo, 2 de fevereiro de 1986 – ano 28, nº 6048

Política – PT inaugura sede própria do diretório municipal em São Bernardo, ao lado do Sacolão e perto do Paço, onde permanece.

Especial – Sociedade Italiana resiste em São Bernardo.

Ensino – França quer o fim do imperialismo da matemática. Reportagem especial de Roseli Forganes, jornalista de São Bernardo que vivia em Paris e que colaborou por muitos anos com o Diário – na Redação e como correspondente internacional.

Polícia – Jovem executada por delatar ladrão em São Bernardo.

Santos do Dia

- São Brás de Sebaste (Armênia, morto no ano 316). Médico e bispo de Sebaste. A tradição da Bênção de São Brás, ou Bênção das Gargantas, que se faz cruzando duas velas sobre as gargantas, se atribui a milagre que o santo fez em vida, quando curou uma criança que morria engasgada com um osso na garganta.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza;

- Oscar

- Celerina

Em 3 de fevereiro de...

1916 – Julio Bichieri, residente em Santo André, alistou-se no Exército italiano nos combates contra os austríacos. Está há meses na Europa e acha-se enfermo num hospital por ter contraído tifo.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘As vítimas do raid de dirigíveis alemães na Inglaterra’.

1931 – No ato número 3 do seu governo, o prefeito Armando Setti retifica a subvenção votada pela lei orçamentária nº 292, de 23-11-1929, ao Centro Educativo Padre Luiz Capra, de Santo André, reduzindo-a a 4:000$000 para 1931. Justificativa: “A atual situação econômico-financeira que exige rigoroso corte nas despesas públicas.”

1961 – Servidores se concentram na Prefeitura de Santo André e reivindicam aumento. Prefeito e vereadores se desentendem.

1971 – Trabalhar sem gravata durante o verão na Câmara Municipal de São Bernardo é a proposta do vereador Álvaro Domingues, de São Bernardo. Justificativa: “O calor que está fazendo.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;