Memória Titulo MEMÓRIA
Maria Ranck, a parteira de Mauá
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Segue a pauta em forma de pedido: o Museu Barão de Mauá presenteou Mauá com a foto de Dona Zaíra. Seria possível descobrir a foto da parteira Dona Maria?”.

Cf. Memória, 'A eterna construção', 28-12-2015.

A resposta ao pedido de Memória vem da própria família de dona Maria e é dada por Karen Juliana Priebsch, bisneta da saudosa parteira. Em nome da família, Karen agradece a citação do nome da sua bisavó e envia a grafia correta do nome dela, Maria Ranck, com várias outras informações.

A Mãe do Ano
Texto: Karen Juliana Priebsch

Maria Holzaepfel Ranck nasceu na Alemanha em 22 de setembro de 1913. Logo após a Primeira Grande Guerra, aos oito anos de idade, emigrou com sua família para o Brasil. Era 1921.
Foram morar no interior do Rio Grande do Sul, inicialmente em Corvo (hoje Colinas). Passou infância e juventude em Santa Rosa. Posteriormente mudou-se para Porto Alegre.

Em 1936, formou-se enfermeira obstétrica na Faculdade de Medicina de Porto Alegre.
Casou-se, em 1937, com o representante comercial Gerhard Ranck. O casal teve quatro filhos: Gertrudes (minha avó e com quem moro em Mauá), Ingeborg, Geraldo (falecido em 1982) e Rodolfo.

Nossa família mudou-se para Mauá em 1944. Aqui, a bisa Maria trabalhou como parteira, numa época em que não havia hospital na cidade e que era rara a assistência médica. Era a única parteira diplomada e, com o passar dos anos, prestou assistência pré-natal e no nascimento de centenas de crianças, sempre no domicílio das mesmas.

Relatos de familiares e antigas pacientes falam que Maria Ranck era uma pessoa bondosa e fraterna que amava sua profissão, atendendo as pacientes de dia ou de noite, a domicílio, quase sempre a pé, muitas vezes em bairros distantes, em ruas sem pavimentação e iluminação.
Dos muito pobres, nada cobrava.


Prestava assistência também aos recém-nascidos nos seus primeiros dias de vida.
Nos anos 80 recebeu da Câmara de Mauá o título de Mãe do Ano.
Viveu no Centro de Mauá até 1987. Faleceu em 11 de outubro daquele ano, aos 74 anos de idade, repousando no Cemitério Santa Lídia, na mesma cidade. Deixou 13 netos e 13 bisnetos.


Diário há 30 anos


Sexta-feira, 24 de janeiro de 1986 - ano 28, nº 6040

Manchete – Redução do prazo aumenta interesse pelos consórcios
Grande ABC – Chuvas voltam. Com elas, as inundações. Bairros mais atingidos: em Santo André, Sacadura Cabral; em São Bernardo, Vila Vivaldi.

Data – Hoje é o Dia Nacional dos Aposentados: ao invés de festas, protestos.

Polícia – Novo homicídio gera protesto de taxistas. Mario Borges da Fonseca, 35 anos, assassinado por ladrões em frente ao Center Shopping, hoje Metrópole, no ponto 17: Avenida Getúlio Vargas.

Hoje

Dia Nacional do Aposentado
Dia da Previdência Social


Santos do Dia

São Francisco de Sales (França, Castelo de Sales, 1567 - Lion, 1622). Bispo auxiliar de Genebra. Fundou escolas, ensinou catecismo às crianças e adultos, dirigiu e conduziu à santidade grandes almas da nobreza. Todos queriam ouvir a palavra do bispo, que era convidado a pregar em toda parte. Depois do seu falecimento, Dom Bosco, seu admirador, deu o nome de Congregação Salesiana à obra que fundou para a educação dos jovens.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza
Feliciano da Úmbria
Urbano


Em 24 de janeiro de...

1916 – Moradores de São Caetano têm prazo maior para melhorarem as condições higiênicas das privadas dos seus imóveis. A determinação é do prefeito Saladino.
A guerra. Do noticiário do Estadão: “Ataque de aviões alemães à Inglaterra”.

1931 – Um grupo de operários dispensados da fábrica de montagem da General Motors entregou ao interventor federal uma representação em que acusam a indústria de não admitir empregados brasileiros na proporção estabelecida no decreto federal que regula o assunto.
Com saída às 22h20 da Capital, José Alves de Cerqueira Cesar Netto, Dr. João Alberto Salles Filho e Julio Mesquita Filho (diretor do Estadão) iniciam marcha, a pé, de 80 quilômetros, até Santos, cortando São Bernardo pela Estrada do Vergueiro e Rua Marechal Deodoro.

1961 – Inaugurada a Rodovia Régis Bittencourt.

1971 – Entra em cartaz no Cine Lido, em São Caetano, o filme A Psicose do Medo.
– Cantora Célia, de São Bernardo, embarca para excursão à Caracas, na Venezuela.
– Inaugurado, em São Paulo, o Elevado Costa e Silva, o Minhocão. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;