Setecidades Titulo
Alunos destacam o valor da amizade
André Vieira
Especial para o Diário
06/09/2008 | 07:44
Compartilhar notícia


O prazer de cultivar amizades - e em especial as descobertas e mantidas por meio da internet - motivou a produção dos textos dos alunos do Centro Educacional Jean Piaget, em São Bernardo. Os estudantes fizeram sexta-feira o Desafio de Redação, projeto desenvolvido pelo Diário, em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

Matriculado no 7° ano, Breno Molina Rossi, 12 anos, aprovou o tema oferecido aos estudantes do Ensino Fundamental: Amizade.com. "É bem específico e muito legal. Esse lado tecnológico me agrada", disse o jovem, que tratou no seu texto um pouco sobre o receio que muitos têm sobre a internet.

Ano passado Breno participou da primeira edição do Desafio. "Nunca fui muito bem em português, mas em 2008 estou melhor", garantiu o estudante, que pretende seguir os passos do avô e se enveredar pelos ramos da Engenharia.

Na mesma sala e com a mesma idade de Breno, Julia Franco Sariev organizou as palavras em versos e estrofes e fez um poema falando sobre a importância das verdadeiras amizades. "Sem elas, não viveríamos", disse a estudante.

Um ano mais velha que os colegas, Beatriz Louvalho Vicenzi, do 8° ano, abriu o baú do passado e, em sua dissertação, fez uma comparação histórica, revendo a forma como os mais velhos faziam amizades e descrevendo como fazem os mais novos.

Noutro canto da cidade, o Colégio Brasília também participou do Desafio de Redação. O aluno do 6° ano Lucas Nogueira, 11, fez em seu texto um alerta sobre os perigos da modernidade. Na história que o jovem imaginou, pessoas maiores de idade se valiam da dificuldade de identificar os interlocutores em salas de bate-papo para cometer crimes. Apaixonado por futebol, Lucas pretende ser jogador profissional, não sem antes concluir os estudos e se formar em Educação Física.

Também com um olho sempre aberto, Juliana Barbosa de Sousa, 14, escreveu sobre sites de relacionamento. "Às vezes é bom, às vezes é ruim, nem sempre sabemos com quem estamos conversando", alertou.

Professora de Português do Jean Piaget, Marilene Pusvaskis entende que não há fórmula mágica que garanta boas redações. Contudo, acredita que a criança começa a escrever bem quando estabelece contato com os diversos gêneros literários. "A leitura é imprescindível."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;