Publicado em quinta-feira, 26 de abril de 2001 às 20:45

Festa do Pilar começa nesta sexta com cinco dias de atrações


Sergio Campos
Do Diário do Grande ABC

Incorporar notícia

Começa nesta sexta-feira em Ribeirão Pires a Festa do Pilar, um dos maiores eventos populares da região, que, em sua 65º edição, traz atrações musicais como Almir Sater e Irmãs Galvão, entre outras. A festa, homenagem à Nossa Senhora do Pilar – padroeira do bairro Pilar Velho –, se estenderá até o dia 1º de maio, nos arredores da capela, a mais antiga da cidade, erguida no século XVIII. A prefeitura espera que um público entre 75 mil a 100 mil pessoas compareçam nos cinco dias de festa.

Segundo o coordenador de turismo do município, Duilio Santiago, a Prefeitura investiu cerca de R$ 100 mil no evento, cujo objetivo é fortalecer as tradições da cidade, o turismo e o comércio local. “Esperamos arrecadar R$ 750 mil com os cinco dias de festa”, disse Santiago.

Serão 44 barracas de comidas regionais brasileiras – administradas por comerciantes da cidade –, um parque de diversões com brinquedos diversos, palco para shows, artistas renomados e área para estacionamento. “Além de uma opção de lazer e cultura, a festa poderá ajudar no desenvolvimento do município, porque o dinheiro gerado pelo evento ficará na própria cidade”, afirmou o coordenador.

No dia 1º, os fiéis poderão reencontrar a imagem original da santa, que, atualmente, é mantida em um local secreto pela Prefeitura desde que foi roubada, em dezembro de 1997, e recuperada cinco meses depois em São João Del Rey (MG).

A imagem em gesso de Nossa Senhora do Pilar, confeccionada especialmente para substituir a original na festa de 1998, divide espaço com outros santos no interior da capela. “Não é a que tem maior valor sentimental para os devotos, mas isso não importa. Quando entramos na capela, temos certeza que Nossa Senhora está lá com a gente”, disse a guardiã da capela, a dona de casa Ilda Souza, 53 anos, que passou o dia de ontem coordenando os preparativos para as missas da festa e a procissão.



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista