Fechar
Publicidade

Setecidades

Publicado em quinta-feira, 26 de abril de 2001 às 20:45 Histórico

Festa do Pilar começa nesta sexta com cinco dias de atrações

Começa nesta sexta-feira em Ribeirão Pires a Festa do Pilar, um dos maiores eventos populares da região, que, em sua 65º edição, traz atrações musicais como Almir Sater e Irmãs Galvão, entre outras. A festa, homenagem à Nossa Senhora do Pilar – padroeira do bairro Pilar Velho –, se estenderá até o dia 1º de maio, nos arredores da capela, a mais antiga da cidade, erguida no século XVIII. A prefeitura espera que um público entre 75 mil a 100 mil pessoas compareçam nos cinco dias de festa.

Segundo o coordenador de turismo do município, Duilio Santiago, a Prefeitura investiu cerca de R$ 100 mil no evento, cujo objetivo é fortalecer as tradições da cidade, o turismo e o comércio local. “Esperamos arrecadar R$ 750 mil com os cinco dias de festa”, disse Santiago.

Serão 44 barracas de comidas regionais brasileiras – administradas por comerciantes da cidade –, um parque de diversões com brinquedos diversos, palco para shows, artistas renomados e área para estacionamento. “Além de uma opção de lazer e cultura, a festa poderá ajudar no desenvolvimento do município, porque o dinheiro gerado pelo evento ficará na própria cidade”, afirmou o coordenador.

No dia 1º, os fiéis poderão reencontrar a imagem original da santa, que, atualmente, é mantida em um local secreto pela Prefeitura desde que foi roubada, em dezembro de 1997, e recuperada cinco meses depois em São João Del Rey (MG).

A imagem em gesso de Nossa Senhora do Pilar, confeccionada especialmente para substituir a original na festa de 1998, divide espaço com outros santos no interior da capela. “Não é a que tem maior valor sentimental para os devotos, mas isso não importa. Quando entramos na capela, temos certeza que Nossa Senhora está lá com a gente”, disse a guardiã da capela, a dona de casa Ilda Souza, 53 anos, que passou o dia de ontem coordenando os preparativos para as missas da festa e a procissão.



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC