Esportes Titulo
Terra do Tio Sam volta os olhos ao Texas
Tiago Muniz
Do Diário do Grande ABC
06/02/2011 | 07:39
Compartilhar notícia


É chegada a hora. Green Bay Packers e Pittsburgh Steelers se enfrentam hoje - às 21h25 (de Brasília, com BandSports) -, em Arlington (Texas), pelo troféu Vince Lombardi. O 45º Super Bowl coloca em campo equipes de tradição e títulos na NFL (National Football League) - a liga de futebol americano dos Estados Unidos.

O Steelers é o time com o maior número de Super Bowl - seis taças. No entanto, o Packers possui mais títulos nacionais, pois venceu 12 campeonatos se consideradas as competições realizadas antes da união da NFL com a AFL, que criou o Super Bowl.

As duas torcidas são das mais apaixonadas do esporte. Na temporada regular, um time apenas faz oito partidas em casa e muitos torcedores já compram seus ingressos para a temporada inteira. Dessa maneira, times com torcidas fanáticas têm longas listas de espera. Para ver um jogo no Heinz Field, em Pittsburgh, a demora varia de 15 a 20 anos e no Lambeau Field, em Green Bay, pode superar quatro décadas.

O Packers também possui característica especial. O time dos cabeças-de-queijo é o único nas quatro grandes ligas do esporte norte-americano cuja propriedade é dos próprios torcedores. O Green Bay tem mais de 112 mil acionistas e cada um com poder de voto.

A chegada do Steelers a mais uma grande final marca a dominância de três equipes na conferência americana. Desde 2004, apenas New England Patriots, Indianapolis Colts e a equipe de Pittsburgh representaram a AFC no Super Bowl. O quarterback do Packers Aaron Rodgers lidera já livre da sombra do grande Brett Favre, que jogou 16 temporadas seguidas sem deixar de atuar uma partida sequer. Rodgers brilha com estrela própria aos 27 anos e é o único da posição na história da NFL a lançar 4.000 jardas em seus dois primeiros anos como titular.

O passador do Steelers é apenas um ano mais velho que Rodgers, mas ‘Big Ben' Roethlisberger é parte fundamental dos últimos dois títulos de sua franquia. No primeiro, inclusive, ele se tornou o quarterback mais novo a conquistar o título, com 23 anos. Além disso, não se faz de rogado e usa sua força para correr em algumas jogadas, habilidade vista nos play-offs, especialmente contra o New York Jets.

 

Show de estrelas e números astronômicos em Arlington

 

Durante as duas primeiras décadas, o intervalo do Super Bowl tinha apresentações simples, com bandas de universidades norte-americanas e grupos de dança. Esse panorama mudou dramaticamente em 1993, quando ninguém menos que Michael Jackson foi cantar na edição 28.

A partir daí, um desfile de estrelas passou pelos gramados dos estádios que receberam o jogo. Diana Ross, James Brown, Stevie Wonder, Christina Aguilera, Aerosmith, U2, Paul McCartney, Rolling Stones, The Who e outros grandes nomes da música já se apresentaram no show do meio-tempo.

O Super Bowl 40 foi alvo de grande controvérsia justamente por causa do show. No fim do espetáculo, o cantor Justin Timberlake tirou parte da blusa de Janet Jackson, o que gerou discussão generalizada sobre o nível da mídia nos Estados Unidos.

NÚMEROS

O grande jogo também é conhecido por suas cifras astronômicas. Comercial de 30 segundos entre o primeiro e o segundo tempos custa algo em torno de US$ 3 milhões. A cidade de Arlington deve receber cerca de 200 mil visitantes, que gastarão por volta de US$ 200 milhões.

São esperados 95 mil torcedores no estádio dos Cowboys e mais 5.000 pessoas que trabalharão no jogo entre imprensa e funcionários.

 

Regras bem definidas driblam aparente complicação

 

Cada equipe de futebol americano conta com 11 jogadores. Mas, como a escalação varia de acordo com as formações de ataque ou defesa, uma equipe pode relacionar mais de 40 para uma partida.

O campo mede 100 jardas (91,44 m) e o objetivo principal é chegar à extremidade de um dos lados, a endzone. Esse lance é conhecido como touchdown e vale seis pontos.

Marcar um touchdown dá direito a tentar chutar a bola no meio do gol em forma de ‘Y' - valendo um ponto extra - ou tentar um mini-touchdown - que vale dois.

Quando o time que ataca recebe a bola, tem quatro chances para avançar dez jardas. Se superar a distância, ganha outras quatro para mais dez jardas e daí por diante. Se falhar, devolve a bola ao adversário.

Quando a equipe está na quarta descida e dificilmente vencerá a distância necessária, ela devolve a bola dando um chutão - chamado de punt. Se estiver perto do ‘Y', pode tentar acertar um chute, o field goal, que vale três pontos.

Apesar de ser um esporte de contato, o futebol americano tem regras bem definidas. Os atletas podem parar uma jogada com agarramentos ou empurrões com os braços ou os ombros - chamados de tackles. É proibido o uso de socos, rasteiras, chutes, cotoveladas ou outro movimento de luta.

 

Muitas histórias e disputas até o jogo se firmar nos EUA

 

Apesar do futebol americano ser disputado profissionalmente desde o fim do século 19, o Super Bowl, como o conhecemos, começou a ser disputado apenas em 1967. A própria National Football League iniciou suas atividades na década de 1920. Uma época em que a realidade do esporte era outra, com times de cidades pequenas que num ano faziam grandes performances e em outro desapareciam.

A partir da década de 1930, a liga se estruturou e viu avanços importantes como o draft (seleção dos melhores jogadores das universidades).

Nos anos 1950, a NFL se impulsionou e o marco dessa época foi a final do campeonato de 1958 entre Baltimore Colts e New York Giants que até hoje é tido como ‘o maior jogo de todos os tempos', por causa de sua definição emocionante e grande audiência na TV.

A liga crescia, mas em 1960 surgiria uma concorrente, a AFL (American Football League), que atraiu a atenção dos fãs do esporte. Após perceberem que as brigas pelos talentos das universidades e dinheiro da TV não estavam dando certo, elas se uniram e, em 1967, finalmente, seria disputado o primeiro Super Bowl.

O Green Bay Packers da NFL venceu as duas primeiras edições e a qualidade dos times vindos da AFL começava a ser questionada. Mas isso acabou quando o quarterback Joe Namath garantiu o título dos New York Jets e consolidou o caminho para o campeonato unificado.

O Super Bowl se tornou grande espetáculo de mídia, além de jogo importante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;