Memória Titulo Memória
Em homenagem ao esportista Braguinha

O Braga, Braguinha, Bragança era um amigo exemplar...

Ademir Medici
12/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“O Braga, Braguinha, Bragança era um amigo exemplar. Sempre tive uma intimidade de irmão com ele. Uma semana antes de ser internado passou aqui e conversamos bastante sobre futebol, como sempre.”

Cf. Ismael Calixto Filho, o Fio, do bar-sede do EC Jardim Silvana, do nº 2.540 da Avenida Queiroz Filho.

Na história do futebol de Santo André, o Esporte Clube Ipanema, do bairro do mesmo nome, uma extensão da Vila Humaitá. E na história do Ipanema, João Macedo, o Braguinha, seu fundador, presidente e organizador até o final.

Braguinha morreu em 30 de abril último. Foi sepultado no dia seguinte, Dia do Trabalhador, no Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires. Iria completar 80 anos em setembro. Deixa a esposa Nenzinha, uma linda e numerosa família e uma legião de esportistas que jogavam no seu EC Ipanema ou eram adversários, nunca inimigos.

Tanto que neste período de transição desde a morte do Braguinha, o Ipanema resiste em uma única categoria, a Star, dos veteraníssimos do futebol andreense. O Ipanema vai de regular a bem no campeonato. Joga com camisa de outro clube. Sonha em regularizar sua situação na Liga. E esta página Memória se atreve a sugerir uma reunião da família de Braguinha com os boleiros do bairro, com o objetivo de levantar o Ipanema em definitivo, até como forma de homenagear e imortalizar o seu idealizador querido.

Uma pessoa boa

Texto: Tabata Rosa Macedo

Meu avô era um homem sério e muito complicado de lidar, pois queria que as coisas fossem do jeito dele sempre, e sem discussão. Apesar de tudo isso, ele era uma pessoa boa, com o coração enorme, sempre disposto a ajudar aos que precisavam.

Ele amava o futebol, assistir aos jogos e estar envolvido nisso. Para mim e para a família ele significava força e acredito que também para os que o conheciam.

João Macedo, o Braguinha

Nascimento: 15-9-1935 em Caturama (BA), filho de Maria Cândida da Conceição.

Casamento: 13-10-1956 com dona Marina, a Nenzinha.

Santo André: a família aqui chega por volta de 1960.

Atividades: trabalhou na Pirelli. Depois, como feirante, trabalhou grande parte de sua vida com barraca de peixes.

EC Ipanema: fundação em setembro de 1981.

Principais conquistas: bicampeão da cidade, Divisão Especial, categoria Juniores em 1994 e 1996.

Filhos: João Filho, Gilmar, Almir, José e Flávio.

Netos: Paulo Eduardo, Luiz Henrique, Amanda, Tabata, Iully, Rafael, Cibele, Flavia, Thainá, Paula, Emannuely, Gustavo e Isabelly.

Bisnetos: Nathaly, João Vitor, Vinicius, Júlia e Luiza.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 12 de novembro de 1985 - ano 28, nº 5979

Manchete – Sarney (presidente da República) ordena cerco à especulação

Editorial – Projeto Preá serve de lição ao Planalto: “O Sr. Gilson Menezes (prefeito de Diadema), com o seu Projeto Preá, dá o toque de que é possível fazer algo em benefício dos mais carentes. Mas a grande cruzada de reabilitação do povo faminto está à espera do governo federal”

Polícia – Helicópteros na caça de cinco fugitivos da cadeia de Ribeirão Pires.

Hoje

- Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

- Dia do Psicopedagogo

- Dia do Supermercado

Santos do Dia

- São Josafá Kuncewycz (Ucrânia 1580 – 1623). O Pai do Ecumenismo. Defendia com coragem a autoridade do Papa, lutando para evitar o cisma entre ocidente e oriente.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Livino

- Cuniberto

Em 12 de novembro de...

1915 – Reclamam os moradores da Colônia do Rio Grande (hoje Distrito de Riacho Grande) contra o fechamento da escola pública local na licença da sua professora.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Progressos dos italianos no Alto Cordevole’.

1930 – Novo governo brasileiro apreende o arquivo do presidente deposto, Washington Luiz. Uma comissão de devassa, a ser formada, examinará os documentos.

- Em Santo André, acham-se bem adiantados os serviços de cobertura de uma parte esquerda da plataforma da estação ferroviária.

1965 – Fundada a Sociedade Cultural e Recreativa 8 de Abril, em Santo André. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;