Memória Titulo Memória
Explosão em pedreira mata jovem em Rio Grande

Há 89 anos exatos, em 10-10-1926, Francisco Gallo morria em São Paulo...

Ademir Medici
10/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Há 89 anos exatos, em 10-10-1926, Francisco Gallo morria em São Paulo, vítima de acidente do trabalho em uma explosão da pedreira da Companhia Streiff, na Estação Rio Grande, hoje Rio Grande da Serra, ocorrida dois dias antes. Gallo tinha 29 anos, residia em Rio Grande, era operário da Streiff e estava no alto da pedreira. Verificava a mina que deveria explodir em instantes. Acidentalmente, a mina explodiu antes do tempo, ferindo-o gravemente.

Francisco Gallo recebeu queimaduras de 1º, 2º e 3º graus no rosto, nos braços e no tórax. Já cego, foi removido para São Paulo, recebeu os primeiros curativos em um posto de assistência e foi internado em estado grave no Hospital Santa Catarina, onde morreu.

89 ANOS DEPOIS...

O pesquisador Joel Maziero, de Ribeirão Pires, envia-nos a foto, acompanhada das seguintes informações:

1 – A fotografia está em álbum da senhora Yolanda Castelucci, hoje em poder de seu sobrinho Octavio David Filho.

2 – A imagem trata da missa de sétimo dia do Sr. Francesco Gallo. Ele morreu de forma trágica, conforme escrito na lápide do túmulo.

3 – O padre é Marcos Simone. Chamou-me a atenção a presença da menina Isabel Volpi, no canto baixo, à direita. Ela é irmã de minha mãe.

Francisco Gallo foi sepultado no cemitério antigo de Rio Grande da Serra, ao lado da capela histórica de São Sebastião.

A FOTO

Na legenda aparece a informação de que se trata da celebração da missa de sétimo dia junto ao túmulo, que já traz a foto do jovem Francisco Gallo. São identificados vários dos presentes, com sobrenomes de famílias antigas do atual Rio Grande da Serra.

A jovem senhora à esquerda, de luto, próxima ao celebrante, é identificada como Conceição Gallo, certamente a viúva de Francisco Gallo.

Outros nomes: João Castelucci, João Martini, Luiz Ventura, Guilherme Monteiro, Carlos Tamagnini, Joanin Santofanti, Madalena Bracialli, Savero Gagliardi, Nacif Bechara, Francisco Midoli, Pedro Bracialli, Natal Orlando, Rafael Pandolfi, Antonia Cascardi e Mario Bracialli.

NATURALIDADE

Francisco Gallo era brasileiro, filho de imigrantes italianos. Nasceu em São Manuel, interior de São Paulo, em 11-11-1897, à época São Manuel do Paraíso.

Os Gallo têm ramificações em Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e outras cidades do Grande ABC. A família é citada por Sebastião Geraldo Brollo no livro Oriundi nas terras do Paraíso; a epopeia dos imigrantes italianos e seus descendentes em São Manuel (Grafilar - Gráfica Editora Lar Anália Franco).

Municípios Paulistas

- Aniversariam hoje: Cerqueira César, Laranjal Paulista e Cosmorama.

Município Brasileiros

- Aniversariam hoje: São Borja (RS), Arapongas (PR) e Campo Mourão (PR).

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 10 de outubro de 1985 - ano 28, nº 5951

Manchete – CUT não quer mais discutir o pacto social

Jogos Abertos – Em Santo André, tem início a etapa decisiva do Jubileu de Ouro dos JAI. Ontem, quatro torneios foram definidos. A região foi campeã no xadrez feminino (Santo André) e no tênis masculino (São Caetano). Santos e Marília foram campeãs em natação.

Educação – Medicina ABC dá 90% de reajuste salarial para os professores.

Óbito – O ex-presidente Medici morreu ontem no Rio, aos 79 anos.

Polícia – Mistério envolve crimes na Estrada do Alvarenga.

Em 10 de outubro de...

1915 – Companhia Melhoramentos de São Caetano informa que pretende aumentar o número de lâmpadas elétricas nas ruas locais e dar início ao serviço de água e esgoto.

1970 – Prefeito Evandro Esquivel, de Diadema, inaugura a pavimentação das ruas das Perobas, da Escola, Arthur Reidel e Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro de Eldorado.

2005 – Inaugurado o CDP (Centro de Detenção Provisória) de São Bernardo.

Hoje

- Dia Mundial da Saúde Mental

- Dia do Lions Internacional

Santos do Dia

- São Daniel Comboni (Itália, 1831 – África Central, 1881). Padre missionário. Assume o lema Salvar a África com a África. Pede todo tipo de ajuda espiritual e material à sociedade europeia. Dedica-se com tanto empenho e ânimo que consegue fundar uma revista de incentivo missionário. Além disso, fundou em 1867, o Instituto dos Padres Missionários Combonianos e, em 1872, o Instituto das Irmãs Missionárias Combonianas. Consagrado o primeiro bispo católico da África Central.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Paulino de York

- Francisco de Bórgia

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Música, notícias e história. Vinte e quatro horas por dia no ar.

Rádio ABC (1570). Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, o padre Leandro Alves Figueredo, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, da Vila Palmares. Em pauta, os 50 anos da paróquia, fundada pelo padre Rubens, hoje aposentado e residindo em São Caetano. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Em cartaz, o compositor Adoniran Barbosa e as explicações do produtor e apresentador Milton Parron:

- Trazemos alguns documentos novos, porque já fiz outros programas com ele.

- Tocaremos algumas músicas dele e com ele, pouco conhecidas.

- E vamos reviver muitas histórias divertidas.

Hoje, às 11h, com reprise amanhã, às 5h. E aqui, uma cobrança nossa, da página Memória do Diário. Nem sempre o Memória da Band entra no horário anunciado. Foi assim semana passada. Perguntamos:

1 - Não existe respeito ao ouvinte?

2 - Botam os programas na hora que lhes dá na veneta?

3 - Depois querem ter audiência? Ora, ora, senhores da Band: mais respeito com a Memória.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;