Economia Titulo
BC da Austrália mantém principal taxa de juros inalterada em 2,0%, como previsto
Por
06/10/2015 | 04:52
Compartilhar notícia


O Banco Central da Austrália decidiu hoje manter sua principal taxa de juros inalterada na mínima histórica de 2,0% pela quinta vez consecutiva, como previsto por analistas.

O RBA, como é conhecido o BC australiano pela sigla em inglês, vem mantendo a taxa no patamar atual desde maio. Antes disso, a taxa foi reduzida em duas ocasiões neste ano, em resposta a uma forte queda nos preços das commodities, à fraqueza econômica e a dados benignos de inflação.

"Na Austrália, as informações disponíveis sugerem que a expansão moderada na economia continua", comentou o presidente do RBA, Glenn Stevens, em comunicado divulgado após a reunião de hoje. "Embora o crescimento esteja um tanto abaixo das médias de longo prazo há algum tempo, ele tem sido acompanhado por um avanço maior do emprego e por uma taxa de desemprego estável ao longo do último ano", completou.

Para 2016, os mercados financeiros preveem que o RBA deverá anunciar outros dois cortes de juros, uma vez que os indicadores mostram um economia que ainda enfrenta obstáculos, como uma redução nos investimentos das empresas e a fraca confiança do consumidor.

Após a decisão do RBA, o dólar australiano ganhou força e atingiu o maior nível desde meados de setembro. Às 4h50 (de Brasília), a moeda da Austrália avançava a US$ 0,7114, de US$ 0,7060 nos negócios de ontem. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;