Internacional Titulo Entrada
Israel barra entrada de palestinos na Cidade Velha de Jerusalém
Por
04/10/2015 | 09:18
Compartilhar notícia


Em uma medida sem precedentes, a polícia israelense barrou a entrada de palestinos na Cidade Velha de Jerusalém, neste domingo, em resposta a ataques com facas que mataram dois israelenses e feriram três outros. Segundo o primeiro-ministro israelense, haverá uma "dura ofensiva" para combater o aumento da violência na região.

As tensões aumentaram nas últimas semanas na cidade cheia de locais sagrados para judeus e muçulmanos, com uma série de ataques a israelenses pelos chamados "lobos solitários", e a resposta das forças de segurança de Israel, que lançaram um intenso ataque à Cisjordânia.

O mais recente aumento da violência acontecem ao mesmo tempo em que muitos palestinos não acreditam ser possível alcançar a soberania através de negociações com Israel. Especialistas israelenses levantam a possibilidade de uma terceira intifada, embora o presidente palestino, Mahmoud Abbas, tente impedir grandes surtos de violência, apesar dos crescentes atritos com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Em resposta à recente onda de violência, a polícia israelense disse que vai impedir residentes palestinos de Jerusalém de entrar na Cidade Velha por dois dias durante um feriado judaico. Os palestinos que vivem, trabalham e estudam dentro da área, assim como os israelenses e turistas, terão a entrada permitida.

"Esta é uma medida drástica que pretende impedir a ocorrência de ataques durante a festa judaica, quando milhares de pessoas visitam a Cidade Velha", disse o porta-voz da polícia israelense, Micky Rosenfeld. Israel conquistou a Cidade Velha e Jerusalém oriental durante a guerra de 1967, e mais tarde anexou as áreas. Os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como a capital do seu estado.

Cerca de 300.000 palestinos vivem em Jerusalém, e correspondem a cerca de um terço do população cidade. Eles vivem no bairro árabe na parte leste da cidade, e têm permissão para morar em Jerusalém, mas não possuem a cidadania israelense.

No mais recente ataque, a polícia israelense afirma que um adolescente palestino esfaqueou e feriu sem gravidade um israelense de 15 anos de idade, na manhã deste domingo. Ele foi morto a tiros pela polícia local. Fonte: Associated Press




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;