Esportes Titulo Olimpíadas de 2020
Tóquio propõe inclusão de cinco esportes no programa dos Jogos de 2020
28/09/2015 | 10:41
Compartilhar notícia


Os organizadores dos Jogos de Tóquio, em 2020, anunciaram nesta segunda-feira a recomendação da inclusão de cinco esportes ao programa olímpico. São eles: o beisebol e o softbol, em uma candidatura conjunta, o surfe, o skate, o caratê e a escalada.

A decisão do Comitê Organizador da Olimpíada de Tóquio cortou o boliche, o squash e o wushu da lista de oito finalistas. Agora a recomendação será submetida ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que irá tomar uma decisão final no Rio, em agosto de 2016.

No âmbito da "Agenda Olímpica 2020" adotada pelo COI em dezembro passado, as cidades-sede estão autorizados a propor um ou mais esportes para os seus Jogos, fora os 28 já existentes no programa.

A expectativa era para que Tóquio indicasse um ou dois nomes. Ao escolher cinco esportes, os organizadores fizeram questão de incluir os que são importantes para o Japão, casos do beisebol e do caratê, bem como atendeu o pedido do COI de incluir eventos com forte apelo entre os jovens.

"Foi uma tarefa bastante difícil", disse Toshiyuki Akiyama, vice-governador da

Tóquio e membro da comissão criada para apontar novos esportes para o programa olímpico. "Beisebol, softbol e caratê foram propostos e apoiados pela assembleia metropolitana de Tóquio. Para o skate, a escalada esportiva e o surfe, a palavra-chave é a juventude", completou, replicando a declaração de Fujio Mitarai, o presidente honorário do comitê organizador, que observou que o skate é um esporte urbano, cabendo para uma metrópole como Tóquio.

Os eventos propostos acrescentariam 474 atletas aos Jogos, um total que se encaixa

dentro do limite de 500 competidores adicionais estabelecidas pelo COI. Para se manter dentro dos limites, o comitê de Tóquio fez cortes, como a disputa do beisebol sendo limitada a seis equipes.

"Sabemos que as pessoas mais jovens tendem a ficar em casa nos dias de hoje, e acreditamos que incluímos eventos que irão conduzir as pessoas para fora", disse Tomiaki Fukuda, o presidente da Federação de Luta do Japão. "Isso vai criar uma nova imagem para Jogos Olímpicos".

As recomendações foram recebidos pelo COI, que não disse quantos esportes gostaria de acrescentar, e se vai fazê-lo. "Este é mais um passo concreto em frente na aplicação da Agenda Olímpica 2020, mostrando uma abordagem nova, renovada e muito emocionante para o programa dos Jogos Olímpicos", disse o porta-voz do COI, Mark Adams. "A proposta reflete um apelo especial aos jovens".

Vinte e seis esportes tinham originalmente apresentado suas candidaturas. Em junho, então, a relação foi reduzida para oito. Agora será a vez do COI avaliar as indicações para definir as novidades no programa olímpico para os Jogos de Tóquio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;