Memória Titulo Memória
Na arte do entalhe, a formação de um fotógrafo

Ficamos tristes em ver o passamento de nosso amigo Beltran...

Ademir Medici
23/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


BELTRAN ASÊNCIO

(Santo André, 9-5-1927 – São Bernardo, 21-9-2015)

“Ficamos tristes em ver o passamento de nosso amigo Beltran. Eu o conheci nos anos 1960, no futebol de salão, com o Suzuki, irmão do Beltran, ambos do Primeiro de Maio. Beltran era o goleiro.

Ao lado do também goleiro Adalberto, os dois fizeram parte daquele supertime de futebol de salão, brilhantemente comandado pelo Octavio de Oliveira, que também se foi. Com o tempo, comecei a seguir a publicação das fotos do Beltran na página Memória. Verdadeiros documentos. Grande praça, ótimo goleiro, excelente fotógrafo. Será um grande vazio a falta de Beltran no Congresso de História de Ribeirão Pires”.

Ademar Bertoldo, esportista e radialista de Ribeirão Pires.

Beltran Asêncio era um artista, dos melhores entalhadores de móveis já produzidos nas fábricas de São Bernardo. Aprendeu com os antigos entalhadores e desenvolveu uma técnica própria, perpetuada nos arranjos do teto da Igreja Matriz, agora basílica, de Nossa Senhora da Boa Viagem – em trabalho voluntário.

O olhar do fotógrafo nasceu com o olhar do entalhador. Beltran foi um dos fundadores do Câmera Clube de Santo André e seus retratos artísticos, premiadíssimos, correram mundo. Há obras, como as Três Virgens, de 20-8-1953, que trazem no verso carimbos de exposições realizadas em inúmeros países, da América Latina à Europa.

Curiosamente, Beltran jamais trabalhou na Prefeitura de São Bernardo como fotógrafo. Sua passagem pela municipalidade foi num momento em que a Prefeitura implantava o sistema de microfilmagem, todo ele idealizado por Beltran.

Craque de futebol e de futebol de salão, Beltran foi goleiro e conquistou os primeiros grandes títulos estaduais pelo Primeiro de Maio FC, de Santo André. Foi também caçador e pescador premiado e presidente da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo.

Dizia-se batateiro/ceboleiro, já que nasceu na Santa Casa de Santo André, hoje Hospital Municipal, mas sempre viveu em São Bernardo

DEPOIMENTO

Conhecemos Beltran antes ainda da página Memória ter sido criada como coluna. Já escrevíamos sobre o assunto quando fomos procurados por ele com uma série de fotografias de 1963.

Naquele ano, de forte estiagem, a Represa Billings secou, fazendo ressurgir o desenho geográfico do vale do Rio Grande – o rio e seus afluentes. As fotos foram publicadas e, desde então, ganhamos um irmão mais velho, de longas conversas, depoimentos gravados (e não gravados), redescobertas da sua própria obra.

Homem moderno, Beltran Asêncio aprendeu informática e digitalizou a própria obra, cedendo fotos impressionantes e perfeitas, reproduzidas fotograficamente por profissionais como João Colovatti e, em um segundo momento salvas em disquetes, CDs e DVDs. Também por isso, graças à sua obra, o Fotógrafo da Cidade será eterno.

Diário há 30 anos

Domingo, 22 de setembro de 1985 – ano 28, nº 5936

Economia. Reforma tributária não alivia situação financeira do Grande ABC. Reportagem: Giusepe Lo Russo.

Nova estação – Chega a primavera. E o medo de enchentes.

Paranapiacaba – Aposentados recuperam equipamentos antigos. Reportagem: Claudia Muller.

São Bernardo – Abandonado o mirante da caixa-d’água em Nova Petrópolis.

Diadema – Comunidade não quer cemitério em Sete Praias.

Domingo em São Bernardo – A história da Rua Joaquim Nabuco.

Domingo em Mauá – Os escolares de 1921.

Domingo em Ribeirão Pires – As várias capelas de São José.

Em 23 de setembro de...

1812 – Criada a Freguesia de São Bernardo, a nona da cidade de São Paulo, e sua respectiva paróquia religiosa, que pelos 100 anos seguintes seria a única do atual Grande ABC.

1915 – Centro do Apostolado da Oração de Santo André é visitado pelo padre Theophilo Sevignani, diretor diocesano da mesma associação, que conta atualmente com 1.000 sócios.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A Grécia e a mobilização búlgara’.

1925 – Lei municipal autoriza a desapropriação de áreas entre Santo André e São Bernardo para a passagem da linha de bondes da Empresa Imobiliária de São Bernardo. São atingidos imóveis das famílias Assumpção, Fischer, Zanetti, Sabatini, Gerbelli, Liberato, Pelosini, Artioli, Fantinatti e Bertoucelli.

1970 – Ex-prefeito Pedro Dell’Antonia morre em Santo André, aos 79 anos.

1975 – Cantor João Bosco faz show no campus da FEI, em São Bernardo.

2015 – Começa o 13º Congresso de História do Grande ABC, em Ribeirão Pires.

Hoje

- Dia Internacional da Memória do Comércio dos Escravos e sua Abolição.

Município Paulista

- Hoje é o aniversário da estância turística de Serra Negra, elevada a município em 1859, quando se separa de Mogi-Mirim.

Santos do Dia

- Na estampa, São Pio de Pietrelcina (Itália, 1887 – 1968). Passou toda sua vida contribuindo para a redenção do homem, cumprindo a missão de guiar espiritualmente os fiéis e celebrando a Eucaristia. Para ele, sua atividade mais importante era, sem dúvida, a celebração da Santa Missa.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Lino

- Helena de Bolonha

- Tecla de Icônio 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;