Internacional Titulo Oposicionista
Bolívia lamenta que Brasil tenha concedido asilo a senador oposicionista
Por
04/09/2015 | 11:37
Compartilhar notícia


O Ministério das Relações Exteriores da Bolívia lamentou a decisão do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) do Brasil de conceder asilo político ao ex-senador oposicionista boliviano Roger Pinto. O caso gerou uma crise diplomática entre os dois países, há dois anos.

Em comunicado à imprensa divulgado nesta sexta-feira, a chancelaria disse que "lamenta a falta de resposta do governo brasileiro às múltiplas solicitações apresentadas" pelo governo boliviano para evitar a concessão de asilo ao ex-senador. Segundo La Paz, antes de fugir para o Brasil, "em cumplicidade com funcionários diplomáticos brasileiros", esteve um ano na embaixada brasileira em La Paz.

A chancelaria boliviana não disse se apresentará uma queixa formal contra o Brasil. Em seu comunicado, ela recorda que, antes de se refugiar na embaixada brasileira, Pinto enfrentava vários processos por corrupção.

O ex-senador, por sua vez, afirmou que a decisão do Conare mostra que "há perseguição política" contra ele na Bolívia.

Na quinta-feira, a Comissão de Relações Exteriores do Senado brasileiro aprovou a designação de Raymundo Santos Rocha Magno como embaixador na Bolívia, segundo a imprensa local. O Brasil está sem embaixador no país há dois anos, após o então representante ser convocado para consultas em Brasília, diante do incidente originado pela fuga do ex-senador boliviano. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;